Por Camylla Gauzzi / Palin
O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) da Fiocruz Brasília acaba de lançar uma nova edição dos Cadernos OBHA, com o tema “Cozinhas Solidárias: fortalecendo políticas sociais com base nas práticas e experiências populares no combate à pobreza e à fome”. Este volume reúne uma série de ensaios e artigos que exploram o papel fundamental das cozinhas solidárias na promoção de cidadania, inclusão social e transformação comunitária.
O novo número dos Cadernos OBHA apresenta uma análise aprofundada das cozinhas solidárias como um espaço vital de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade. Com relatos de acadêmicos, militantes sociais e depoimentos de agentes públicos, o caderno evidencia como essas iniciativas, muitas vezes geridas de forma autônoma pela própria comunidade, têm contribuído para o fortalecimento de políticas públicas efetivas. Essas cozinhas não apenas fornecem alimentos, mas se tornaram locais de resistência, educação e mobilização política, gerando transformação social.
“Nesta edição do Cadernos OBHA, denominada de “Cozinhas Solidárias: fortalecendo políticas sociais com base nas práticas e experiências populares no combate à pobreza e à fome”, apresentamos ensaios de diferentes perspectivas, concepções e agentes que transitam pelo campo de diálogo constituído em torno do Programa Cozinha Solidária. Os autores convidados são militantes de movimentos sociais organizados, gestores, acadêmicos e membros de organizações da sociedade civil. Deste modo, a gama de experiências que carregam em suas perspectivas, enriquecem as possibilidades de abordagem sobre os desafios, avanços e expectativas em torno do Programa Cozinha Solidária”, afirmam as editoras da edição.
Além de atenderem a uma das necessidades mais urgentes – a alimentação –, as cozinhas solidárias oferecem uma série de iniciativas complementares, como cursos, oficinas e hortas comunitárias, promovendo a autonomia das comunidades. Esses espaços educativos e de convivência, especialmente voltados para crianças e jovens, reforçam o direito à alimentação de qualidade e incentivam a solidariedade e o engajamento político local.
Esta edição dos Cadernos OBHA é direcionada a pesquisadores, ativistas, gestores públicos e a todos que se interessam pela promoção de políticas públicas participativas e solidárias, com foco no combate à fome e à pobreza. É uma leitura essencial para quem acredita que a alimentação pode ser um poderoso vetor de mudança social.
Acesse a edição completa aqui.
Conheça também o portal Cadernos OBHA, com as edições anteriores