O projeto proposto pela Fundação Oswaldo Cruz e pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, em parceria com o Hospital da Criança do Distrito Federal e com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do DF, conta com financiamento do Institutional Link Grant do Newton Fund.
Sujeitos: profissionais da saúde envolvidos com a atenção integral a crianças e adolescentes e profissionais dos hospitais de média e alta complexidade. Além dos familiares de crianças com TND que utilizam esses serviços para cuidar das seguintes condições de saúde: microcefalia, paralisia cerebral e epilepsia.
O curso online será realizado no ambiente do serviço, de modo a fortalecer o acolhimento e o cuidado integral de crianças de 0 a 6 anos com transtornos do neurodesenvolvimento (TND), na rede de atenção primária, hospitais de média e alta complexidade. Pretende fortalecer a negociação dos processos de trabalho, fluxos e relação entre níveis da atenção, buscando um cuidado integral em rede e a capacidade de autoaprendizagem dos participantes.
Nesse sentido, pretendemos capacitar profissionais de saúde, a fim de ajudá-los a melhor compreender e atender as complexas necessidades de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento e suas famílias.
Carga Horária
40h
Período de Inscrição
19/04 a 30/10/22
Período de oferta
19/04 a 30/11/22
Vagas
Ilimitadas
Nível
Atualização
Modalidade
A Distância (EAD)
MÓDULOS |
Módulo 1 – Introdução aos conceitos do desenvolvimento infantil e dos transtornos do neurodesenvolvimento e sua relação com a deficiência |
Módulo 2 – A importância das práticas de estimulação precoce e do cuidado integral |
Módulo 3 - Necessidades e direitos da pessoa com TND |
- Avaliação de Aprendizagem ao final do Conteúdo Programático.
- Avaliação do Curso.
O curso será voltado para profissionais da área de saúde: Assistente social; Biólogo; Biomédico; Educador físico; Enfermeiro; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo; Terapeuta ocupacional. Profissionais que trabalham com crianças com transtornos neurológicos; Profissionais da educação; Gestores; Cuidadores não profissionais e Familiares.
Os certificados serão gerados automaticamente pela plataforma EAD. Para isso, os participantes deverão ter aproveitamento mínimo de 70% nas atividades do curso. É de responsabilidade do participante o acompanhamento do cronograma do curso, onde os prazos para a realização das atividades estão definidos.