Heloísa Caixeta (CTIS/Fiocruz Brasília)
A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), lança o curso “Diálogos sobre Economia Solidária (DES)”, nos territórios do Sol Nascente e Pôr do Sol. A capacitação é gratuita e conta com 50 vagas. O objetivo é desenvolver ações para fortalecer a governança e gestão de territórios do Distrito Federal, promovendo o empoderamento social e o fomento à geração de trabalho e renda no contexto pós-Covid-19.
As inscrições vão de 20 a 28 de maio de 2024, pelo site da Fiocruz. Para se inscrever, os interessados não precisam necessariamente residir no território, mas precisam atuar nele como ativistas e atuantes em associações, coletivos, conselhos de políticas públicas, movimentos sociais, profissionais dos serviços (assistência social, educação, saúde, segurança pública, entre outros), ou como participantes da Rede Social Local (rede sociotécnica).
O projeto é composto por diversas ações, sendo a primeira delas a aplicação de curso livre para formação sobre Economia Solidária. As aulas são desenvolvidas para auxiliar comunidades a fomentar empreendimentos de Economia Solidária, e já foram aplicadas no Paranoá e Itapoã, e também na Estrutural e Santa Luzia.
O curso de formação sobre Economia Solidária abordará conceitos, exemplos e práticas relacionados à Economia Solidária para aplicá-los nos territórios. A carga horária é de 60 horas e as aulas terão início no dia 8 de junho, com término em a 10 de agosto de 2024, ministradas no Jovem de Expressão. Ao final do curso, receberão certificado os participantes que tiverem frequência de até 75%.