O EpiSUS-Intermediário foi implementado em 2019, por meio de parceria firmada entre o Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA/MS) e o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS) da Fiocruz Brasília. Representantes da SVSA, Fiocruz Brasília, Centers for Disease Control and Prevention (CDC) no Brasil e Division of Global Health Protection (CDC/Atlanta) estiveram presentes na Oficina de Implantação dessa estratégia no Brasil.
A oferta da Turma Protótipo iniciada em 2019 e concluída em 2020, resultou em 19 egressos oriundos de instituições parceiras de cada região do país (AM, CE, DF, GO, MG, RS) e instituições federais, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Ministério da Defesa. Alguns desses profissionais mantinham inter-relação com a abordagem One Health, considerando a importância do trabalho conjunto e coordenado para minimizar os riscos de emergência e disseminação de doenças resultantes da interface entre o homem, animais e meio ambiente.
Aproximadamente 80% dos profissionais em treinamento do EpiSUS Intermediário atuaram na resposta a pandemia de COVID-19. A partir desta turma protótipo do Curso, outras ofertas foram desenvolvidas ao longo dos anos. O trabalho de campo realizado pela Turma Protótipo foi “Inquérito sobre o Conhecimento, Atitudes e Práticas em relação à Dengue na população residente da Região Administrativa (RA) de Ceilândia-DF, 2020”. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados pelos alunos podem ser acessados no Repositório Institucional da Fiocruz.
|