Esta turma foi realizada por meio de parceria firmada entre Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e NEVS (Fiocruz Brasília), no período de março a novembro de 2023. Foram ofertadas 30 vagas e 28 profissionais concluíram o curso. Dentre os locais de atuação (veja na figura*) desses profissionais estão o nível central da SES (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), 9 das 17 Gerências Regionais de Saúde, e Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de 3 municípios prioritários.
* Municípios de atuação dos profissionais formados na Especialização EpiSUS-Intermediário, turma Santa Catarina, 2023.
Foram realizados dois trabalhos de campo com o tema Inquérito domiciliar sobre “Motivos para a não vacinação ou hesitação vacinal em crianças menores de 5 anos”, sendo um no município de São José e outro em Biguaçu, ambos localizados na região metropolitana de Florianópolis/SC.
Foram produzidos 28 trabalhos de conclusão de curso (TCC) que abordaram temas relacionados à descrição do perfil epidemiológico de doenças e agravos e à avaliação de sistemas de vigilância em saúde. Além das atividades previstas no curso, parte dos profissionais em treinamento teve a oportunidade de conduzir investigações de campo que auxiliaram a pronta resposta aos serviços locais de saúde referentes aos eventos relacionados abaixo:
|