Democracia, Participação em Saúde e Gestão Participativa no SUS

NEAD 17 de abril de 2024


Este curso livre oferece uma análise da participação em saúde no contexto brasileiro, explorando suas implicações na democracia, cidadania e gestão pública. São abordados os fundamentos da participação em saúde, destacando sua importância para o fortalecimento dos processos democráticos e o exercício pleno da cidadania. São discutidas também as diferentes formas de participação, como a participação popular, da comunidade e o controle social na saúde, evidenciando suas relações e peculiaridades. O curso explora a influência dos movimentos sociais na garantia e ampliação dos direitos de cidadania, assim como a dinâmica das disputas políticas e crises sanitárias no cenário nacional. São destacados os desafios enfrentados pelo controle social, especialmente o papel do Conselho Nacional de Saúde na defesa dos processos democráticos de formulação de políticas de saúde.

 

Destinado a profissionais da saúde, gestores públicos, membros de conselhos de saúde e interessados na área, o curso busca capacitar os participantes a atuarem de forma consciente e efetiva nos processos de controle social e gestão participativa em saúde. Ao final, espera-se que os alunos estejam mais preparados para compreender e contribuir para a construção de políticas públicas de saúde mais democráticas e inclusivas.

 

Objetivo geral do curso é proporcionar uma ampla compreensão sobre os conceitos, mecanismos e práticas relacionados à participação da sociedade na área da saúde, com foco no Sistema Único de Saúde (SUS). Busca-se também discutir a importância do controle social como instrumento fundamental para a democratização das políticas públicas de saúde, capacitando os participantes a atuarem de forma crítica e propositiva nos processos decisórios e de gestão do SUS.

Carga Horária

15h

Período de Inscrição

03/06 a 31/07/2024

Período de Oferta

03/06 a 31/08/2024

Vagas

5000

Nível

Curso Livre

Modalidade

A Distância (EAD)

Conteúdo programático

 

1. História das revoltas populares e das lutas sociais por participação e direitos.

2. Conceitos e a construção do controle social no SUS.

3. Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.

4. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS.

5. Participação em saúde em contextos de disputas e de crises.

6. Arenas e os canais dos processos de decisão no SUS.

7. A saúde sob o crivo da disputa de projetos políticos distintos.

8. As crises 2016-2022: o desmonte e a reconstrução das políticas públicas.

9. Entre a resiliência e o paradoxo do baixo poder relativo dos conselhos.

10. Desafios para a participação em saúde e o controle social no SUS.

11. A formação para o controle social no SUS e as estratégias inovadoras de gestão participativa em saúde.

Atividades

A avaliação será realizada por meio de teste de múltipla escolha.

Público-alvo

Profissionais da saúde, gestores públicos, membros de conselhos de saúde e interessados na área

Certificação

Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 50%, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.