Desigualdades sociais, políticas de saúde pública e lutas pela justiça sanitária. Este é o tema da aula magna de abertura do ano letivo de 2024 da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), que terá a presença do antropológo e sociólogo, Richard Parker, professor de Ciências Sociomédicas e Antropologia da Columbia University, co-coordenador do Observatório de Sexualidade e Política e diretor presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), uma das principais organizações não-governamentais de AIDS no Brasil.
Parker é conhecido por seu trabalho nas políticas de saúde global e no papel dos movimentos sociais e da mobilização comunitária na resposta aos desafios da saúde pública. Sua pesquisa se concentra na construção social e cultural de gênero e sexualidade, os aspectos sociais e políticos do HIV/AIDS e a relação entre desigualdade social, estigma, discriminação e os determinantes sociais da saúde.
O evento será presencial, realizado às 14h30 do dia 7 de março (quinta-feira), no auditório externo da Fiocruz Brasília. Não haverá transmissão.
O debate será antecedido pelo acolhimento discente, que marca a abertura oficial do ano letivo de 2024 da EGF-Brasília. A instituição recebe alunos das turmas de Mestrado, Especialização e Residências a partir das 8h30 no auditório externo. Voltado para os alunos, o debate conta com a participação do coordenador geral da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG-Rio), Bruno Dias, em roda de conversa sobre a representação discente. Em seguida, serão apresentadas as áreas que integram e faz parte do dia a dia da EGF-Brasília.
Serviço
Acolhimento: Vamos conversar sobre a representação discente?
Horário: 8h30 às 12h
Local: auditório externo da Fiocruz Brasília
Público: alunos da EGF-Brasília
Aula inaugural: Desigualdades sociais, políticas de saúde pública e lutas pela justiça sanitária
Horário: 14h30
Local: auditório externo da Fiocruz Brasília
Aberto ao público