Nos dias 17 e 18 de abril, a Fiocruz Brasília vai sediar dois encontros para debater abordagens comunitárias e participativas na pesquisa em saúde. Estes eventos visam valorizar a expertise da unidade na aplicação deste tipo de metodologia e promover o diálogo com pesquisadores de outras regiões do Brasil e da França que também se dedicam a desenvolver essas abordagens e que atuam em colaboração com a Fiocruz Brasília. A fim de assegurar a ampla participação e expressão, as atividades contarão com tradução simultânea francês-português-francês.
O primeiro será o Seminário Internacional sobre Abordagens Comunitárias e Participativas na Pesquisa em Saúde, que acontecerá no dia 17 de abril, das 9h às 12h, no auditório interno da Fiocruz Brasília. O evento é aberto ao público e coordenado pela pesquisadora da Fiocruz Brasília, Dulce Ferraz, que introduzirá alguns conceitos de base sobre as metodologias participativas e comunitárias na pesquisa em saúde. Participam também Marie Préau, professora de Psicologia Social da Saúde da Université Lumière Lyon 2 (França) e vice-diretora do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (em livre tradução: Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde – Inserm), que apresentará os trabalhos de pesquisa comunitária que desenvolve no campo do HIV e do câncer, na França e em diversos países. Ela também apresentará, em primeira mão, o Tratado de Pesquisa Comunitária em Psicologia, do qual é organizadora e que conta com a colaboração de Dulce Ferraz em três capítulos.
As pesquisas do Instituto Juruá, uma organização civil sem fins lucrativos que atua por meio da integração entre pesquisa científica, conhecimento tradicional e protagonismo local, na região do Médio Juruá (Amazonas) serão apresentadas pelo pesquisador e presidente João Vitor Campos-Silva. Os estudos foram premiados internacionalmente pelo sucesso alcançado na preservação da biodiversidade aliada ao desenvolvimento social na região. O pesquisador contará ainda como a saúde passou a integrar os temas de pesquisa do Instituto recentemente, por meio de uma parceria com a Fiocruz Brasília e Lyon 2.
O segundo encontro será dedicado ao diálogo entre trabalhadores da Fiocruz Brasília, que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa em que aplicam abordagens comunitárias e participativas e debatê-los com os convidados e demais participantes. O encontro será realizado no dia 18 de abril, das 9h às 12h.
“Esperamos que estas trocas de experiências possam contribuir para o aprimoramento das práticas de pesquisa comunitária e participativas de todas e todos participantes e fortalecer a colaboração científica da Fiocruz Brasília com instituições de pesquisa francesas”, afirmou Dulce Ferraz, organizadora do evento.
Serviço
Seminário Internacional sobre Abordagens Comunitárias e Participativas na Pesquisa em Saúde
Data: 17 de abril de 2024
Local: auditório interno da Fiocruz Brasília
Público: aberto
Programação
9h – Abertura
Direção da Fiocruz Brasília
9h20 – Pesquisa comunitária e pesquisa participativa: conceitos e definições para orientar a prática
Dulce Ferraz – pesquisadora da Fiocruz Brasília
9h50 – Pesquisas comunitárias sobre HIV e câncer: experiências na França e colaborações internacionais
Marie Préau (Université Lumière Lyon 2 e Inserm)
10h20 – Pesquisa comunitária no contexto do desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira e suas interações com a saúde
João Vitor Campos e Silva (Instituto Juruá)
10h50 – Debate
12h – Encerramento
* Com informações de Dulce Ferraz (Jacarandá) e edição de Nathállia Gameiro (Ascom)