Mariella de Oliveira-Costa
A Fiocruz Brasília, por meio do Programa Saúde, Ambiente e Trabalho, realiza nesta quinta-feira, 15 de outubro, às 14h, a atividade online Diálogo sobre Saúde, Sociedade e Sustentabilidade. O tema do evento é “Trimembração social e escultura social”, conceitos elaborados a partir da Antroposofia, de Rudolf Steiner, que amplia o conhecimento obtido pela ciência convencional e sua aplicação na vida humana.
Reflexões sobre a crise socioambiental, a convivência entre as pessoas e a consideração de cada ser humano para além do seu corpo físico vão fazer parte dos painéis que compõem a atividade, com transmissão ao vivo pelo YouTube: youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial.
O evento agrega diferentes instituições que buscam elaborar uma nova especialização pela Fiocruz Brasília, na área do cultivo biodinâmico de plantas medicinais em agroflorestas, como a Seção Centro-Oeste da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), além da própria Fiocruz.
Os convidados vão participar de diferentes cidades. São eles: o dirigente da Seção de Ciências Sociais do Instituto Goetheanum (Suíça), Gerald Häfner, uma das principais referências da medicina antroposófica no mundo; a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho; o coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde da Unicamp, Nelson Felice; e a deputada federal Érika Kokay. A palestra de Häfner vai contar com tradução para o português.
O coordenador da atividade e pesquisador da Fiocruz Brasília, André Fenner, espera que o evento promova um diálogo rico entre atores nacionais e internacionais sobre as práticas integrativas relacionadas com a medicina antroposófica.