O curso traz reflexões sobre a necessidade de promover igualdade, dignidade e acesso aos direitos sociais, como fundamentais para a efetivação dos direitos humanos na sociedade. Em seu desenvolvimento, explora a interconexão entre o campo da saúde pública e os princípios fundamentais dos direitos humanos. Além disso, aborda as fragilidades e os desafios colocados para sua afirmação no contexto atual, de modo a promover uma visão mais ampla das questões de equidade, acessibilidade e diversidade em saúde. Desta forma, busca contribuir na reflexão, elaboração e implementação de políticas públicas mais justas, que atendam às necessidades específicas de diferentes grupos da população.
Objetivo
Promover reflexão crítica sobre os direitos humanos, especialmente no contexto brasileiro, destacando sua relação com a saúde pública, as fragilidades e desafios enfrentados na sua efetivação.
1. Introdução aos ideais de igualdade, dignidade e direitos fundamentais.
2. Direitos Humanos e Saúde Pública no Brasil.
3. Direitos Humanos e Desigualdades: barreiras institucionais, sociais e políticas que dificultam a plena realização dos direitos humanos.
Atividades
A avaliação será realizada por meio de teste de múltipla escolha.
Público-alvo
Servidores e trabalhadores do Ministério da Saúde.
Certificação
Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 50%, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.