Diretora fala sobre Ciência Diversa

Adrielly Reis 5 de agosto de 2024


“O que incomoda? O que inquieta?”, foram com estas provocações que a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, deu o tom da palestra Perspectivas para uma Ciência mais Diversa, ministrada para estudantes de Biotecnologia durante o Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia (Núcleo 2024). A apresentação foi realizada na sexta-feira (2/8), no Auditório 1, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB).

 

Em sua fala, Fabiana destacou as ações que a Fiocruz Brasília vem implementando para garantir a equidade, diversidade e inclusão nos seus processos e no dia a dia da instituição, desde os editais com maior abrangência de vagas e projetos, como o Mais Meninas na Fiocruz Brasília. Para a diretora, grupos compostos por pessoas de diferentes áreas de atuação e vivências trazem um novo olhar e geram novas perguntas, promovendo reflexões e soluções de problemas.

 

“Aproveitar os espaços, sobretudo de uma universidade, para falar sobre diversidade é importante para pavimentar caminhos para novos métodos de pesquisa, desenvolver novas competências, elaborar políticas públicas e entregar as respostas de que a sociedade precisa”, afirmou Fabiana Damásio, que acredita que, “quando não se fala em diversidade, colabora-se para a perpetuação de uma cultura de falta de representatividade e desigualdades em diversas áreas”.

 

Núcleo 2024

O Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia (Núcleo 2024) é idealizado pela Liga Nacional dos Acadêmicos de Biotecnologia (LiNA Biotec). O Núcleo é o maior evento nacional de estudantes de Biotecnologia do Brasil. O evento ocorre anualmente desde 2015, quando foi sediado pela primeira vez pela Universidade Federal do Ceará. A principal função do Núcleo é a divulgação da luta pela regulamentação da Biotecnologia no Brasil. A programação  do encontro segue até o dia 6/8.  

Clique aqui para ver mais fotos do evento.