Cooperativa de Trabalho Catarse – Coletivo de Comunicação e Produção Cultural LTDA, Porto Alegre/RS
“Informar é vacinar! – uma história de fake news contra vacinas e o sistema público de saúde” é o título do documentário produzido pelo Coletivo Catarse. Até chegar ao formato final do vídeo, o grupo fez vários levantamentos de filmes e estudos de referências de linguagem narrativa. Fez também leitura de livros, artigos e reportagens, entrevistas, pesquisa de imagens e outros elementos para compor o documentário, que aborda desde a Revolta da Vacina até a pandemia de Covid-19. A equipe optou por um modelo estético que mistura realidade e ficção, e tem se revelado uma forma interessante de contar histórias. As interações entre os personagens fictícios e os entrevistados reais, e os momentos de trilha sonora e respiro lúdico buscam tornar mais palatáveis as informações trazidas pelos especialistas. Elementos cômicos e lúdicos têm se mostrado poderosas estratégias para passar informações e conteúdos mais sérios e aprofundados sem que o conteúdo se torne maçante.
Em “Informar é vacinar!”, Machado de Assis e Oswaldo Cruz se transformam em bonecos e dão o tom da narrativa. A escolha do uso de bonecos fortalece uma cultura popular que, por anos, foi destaque na televisão pública local. Aos bonecos se somam os depoimentos de fontes como o historiador Bruna Mussa Cury; a infectologista Mellanie Dutra; a antropóloga Márcia Thereza Couto; a médica Isabela Ballalai; a coordenadora municipal de Imunizações de São Leopoldo (RS), Karen Carvalho; e a fundadora da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19, Paola Falceta.
Diante de um tema difícil e doloroso como as consequências da pandemia, o documentário reafirma a cultura popular e o humor equilibrado como importantes aliados no combate à desinformação e às fake news, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por trás do documentário, há todo um trabalho de pré-produção, produção, criação da trilha sonora original, roteiro, testes de iluminação e cenário, filmagem, direção, edição e finalização. Estão previstas exibições do filme em articulação com o Conselho Municipal de Saúde, assegurando o objetivo do projeto de fomentar a discussão sobre fake news e promover a vacinação no país.
Bastidores das gravações com os bonecos
Bastidores das gravações da trilha sonora