Educação permanente torna mais efetivo o trabalho do profissional de saúde na Atenção Primária

Fiocruz Brasília 5 de novembro de 2021


Alexandre Penido

 

Qualificar as equipes de Saúde da Família em consonância com as diretrizes técnicas e normativas propostas para esta estratégia é fundamental para garantir o atendimento à população de forma humanizada e resolutiva. Portanto, investir e manter a educação permanente de milhares de profissionais de saúde é uma forma de garantir o funcionamento qualificado do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento das ações e serviços de saúde da Atenção Primária.

 

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um dispositivo de formação que deve fazer parte do dia a dia do trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde. Ela deve fazer parte do processo de trabalho em saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando os problemas e buscando soluções. Além de ampliar e qualificar o acesso de pessoas aos serviços de saúde disponíveis, a EPS promove a valorização dos profissionais em sua prática e propicia qualidade na oferta de ações e serviços disponíveis para usuários, famílias e comunidades.

 

Atento a essa necessidade, o coordenador da Meta 3 do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS), Marcelo Pedra, esclarece os principais pontos para quem busca qualificação e ainda tem dúvidas sobre o papel da educação permanente no cotidiano do trabalhador da saúde. Na entrevista a seguir, ele explica o que é a EPS e como colocá-la em prática.

 

O que é Educação Permanente em Saúde (EPS) e quais seus objetivos?

EPS são os processos formativos construídos 100% a partir das demandas do trabalho e dos trabalhadores. Seu objetivo é responder às demandas e necessidades de qualificação que surgem na dinâmica e no dia a dia do trabalho.

 

Qual o papel da EPS?

A EPS tem um papel primordial de oferecer aos trabalhadores ferramentas que dialoguem diretamente com seu processo de trabalho, com o objetivo de torná-lo mais efetivo tanto para os profissionais, quanto para a população local. 

 

Como implementar a EPS?

Ouvindo o território e suas necessidades. Para implementar a EPS, é fundamental escutar os trabalhadores e suas necessidades de qualificação, e fomentar a sua participação como protagonistas dos processos formativos.

 

Quando devemos aplicar a EPS?

Sempre que a equipe de saúde avaliar que existe uma lacuna de conhecimentos ou de habilidades específicas para realizar suas atividades junto à população. A EPS é uma ferramenta para apoiar o processo de trabalho das equipes de saúde ao mesmo tempo em que qualifica as ofertas de atenção e cuidado para a população.

 

Quais as ações de EPS previstas pelo Programa Qualis APS?

No Qualis APS, estamos organizando ações de EPS baseadas nos Planos de Ação propostos pelos trabalhadores das equipes de saúde, conforme as principais fragilidades identificadas na autoavaliação realizada pelas equipes. A partir daí, as demandas de qualificação serão sistematizadas pelos pesquisadores do eixo de avaliação do programa e serão trabalhadas pelos setores responsáveis da Secretaria de Saúde (SES-DF) e pelos Núcleos de EPS (Neps), com o auxílio dos apoiadores institucionais do Qualis APS, dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Diretorias Regionais de Atenção Primária à Saúde (Diraps); enfim, por um amplo conjunto de atores do território, para que as demandas de qualificação sejam traduzidas em ofertas formativas específicas e direcionadas para responder às necessidades das equipes de saúde locais.

 

Como criar um plano de EPS?

O plano deve ser baseado nas informações e necessidades de qualificação singulares de cada equipe de saúde. No caso do Qualis APS, a grande fonte de informações e análise do processo de trabalho das equipes e suas demandas de qualificação é o processo de autoavaliação e avaliação externa. Este processo faz parte do escopo de monitoramento e avaliação do Qualis APS. Com isso, pretende-se ampliar a qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal.

 

Para mais informações, acesse as redes sociais do Qualis APS: InstagramFacebook e Twitter