Escola de Governo Fiocruz-Brasília realiza acolhimento aos novos estudantes

Nathállia Gameiro 10 de março de 2021


Durante o evento online foi apresentado à comunidade escolar o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que orienta as práticas educativas da Escola

Troca, reflexão, ludicidade e afetividade. Com essas palavras, a diretora executiva da Escola de Governo Fiocruz (EGF) – Brasília, Luciana Sepúlveda, definiu o evento de Acolhimento aos Discentes realizado na manhã desta terça-feira, 9 de março. Participaram do encontro virtual docentes e mais de 150 alunos dos programas de Residência, da Especialização em Saúde Coletiva, do Prof-Saúde e dos Mestrados em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho e em Políticas Públicas em Saúde da EGF – Brasília. O evento integrou a programação da Semana Pedagógica da Escola.

Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, o início das aulas é um momento de muita alegria, unidade e aproximação entre a comunidade escolar e este ano tem um sentido especial diante da crise sócio sanitária que vivemos. “Nos nutre, reforça ainda mais e se faz mais necessária essa união para que possamos seguir adiante construindo a trajetória juntos. Gostamos da Escola cheia e neste momento o encontro é na tela do computador, para que a gente consiga garantir a proteção e a não circulação do novo coronavírus”, afirmou ao ressaltar que este é o terceiro acolhimento aos estudantes feito de forma online, devido à pandemia.

Fabiana destacou que a EGF-Brasília está sempre em movimento com uma vida pulsante, marcada pelo compromisso com a ciência e com o SUS, reforçando a articulação entre a reflexão e a ação no território. Escola que problematiza, valoriza os debates, acolhe o novo, caminha pelas comunidades e busca interagir com instituições parceiras. Que é movida pelo que afeta a todos, que tem aulas nos jardins, nas salas de aula ou nas telas. Uma Escola do Distrito Federal, mas também de todo o Brasil, que tem uma história e uma longa trajetória que será construída em conjunto com os discentes.

Projeto Político Pedagógico

O encontro online marcou o início das comemorações dos 10 anos da Escola de Governo Fiocruz-Brasília e dois lançamentos: do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o selo comemorativo de aniversário da Escola e da Fiocruz Brasília. O PPP vem sendo construído de forma coletiva nos últimos anos e foi finalizado em 2020. Damásio destacou que o documento conta uma história da EGF-Brasília e aponta horizontes construídos de forma colaborativa. Cada vez que novos alunos chegam, outros horizontes são identificados.

O PPP é um instrumento político e teórico metodológico que consolida as políticas de ensino, pesquisa e ação no território e orienta as práticas educativas. Para a diretora executiva da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda, ele não é inerte, acompanha as mudanças ao longo do tempo para orientar as práticas educacionais, com toda a diversidade que perpassa a Escola. “Neste momento, ele reflete a identidade, o que a gente acredita e vem construindo nesses 10 anos da Escola de Governo Fiocruz – Brasília”, completou.

O documento foi apresentado pela integrante do Núcleo de Educação e Humanidades de Saúde da Fiocruz Brasília e docente Aline Cavaca de forma lúdica, utilizando o Kahoot!, plataforma com jogos em formato de quiz, com perguntas que abordaram valores, princípios e diretrizes do PPP e da EGF-Brasília.

Aline falou ainda sobre a história, mudanças e conquistas da Escola em todos esses anos, como a atuação em outros estados e países, e o salto nas matrículas dos cursos EAD e híbridos de 5 mil em 2018 para 89,3 mil em 2020. Em um ponto a EGF-Brasília não mudou durante esses anos: na educação que busca fortalecer e responder às necessidades do Sistema Único de Saúde. “A Fiocruz é SUS da cabeça aos pés”, ressaltou Aline.

O PPP será detalhado à toda comunidade escolar durante o ano até o mês de outubro, mês em que se comemora os 45 anos da Fiocruz Brasília, e em breve estará disponível em nosso site.

Por dentro da Escola

Os alunos conheceram ainda alguns professores da instituição, o processo de funcionamento da Escola e a equipe técnica que compõe cada setor: direção, Núcleo Técnico Administrativo, Núcleo de Eventos, Núcleo de Ensino à Distância, Secretaria Acadêmica, Núcleo de Educação e Humanidades de Saúde e Assessoria Pedagógica. “São vários atores que compõem o dia a dia e fazem com que a gente siga construindo e realizando nossa missão”, ressaltou a diretora executiva da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda, ao lembrar que na pandemia a equipe se reinventou e aprimorou na educação mediada por tecnologia para continuar atendendo os alunos. Mesmo à distância, eles puderam conhecer a estrutura física da Escola com o tour virtual. Confira o vídeo:

 

https://youtu.be/KwoT5ILEKTA

 

Leia mais: 

Aula Inaugural: “Quem está envolvido na pandemia não pode deixar de auxiliar as pessoas”

Acolhimento docente encerra atividades da semana pedagógica da Escola de Governo Fiocruz-Brasília

Acolhimento dos residentes reúne mais de 250 participantes em painel online sobre potenciais e desafios para fortalecer o SUS