Nethis/Fiocruz Brasília
Questões sociopolíticas e técnico-científicas em saúde serão abordadas sob o ponto de vista das relações internacionais
A pandemia gerou níveis de desigualdade sem precedentes, com o aumento da extrema pobreza em todo o mundo. É nessa perspectiva que o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília debate os complexos fenômenos pandêmicos contemporâneos, como processos biológicos e sociais. Este é o lema do 23º Ciclo de Debates: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades.
A pandemia, segundo o coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana, evidência disparidades do atual modelo de desenvolvimento global, fundamentado em grandes monopólios econômicos, em que o poder de decisão no campo da saúde, muitas vezes, se distancia dos interesses da sociedade. “A Covid-19 nos recoloca face a face ante males que ocorrem em todos os países, resultantes da progressiva concentração de renda que condena grande parte de seus cidadãos à extrema miséria”, explica.
Entre março e junho, a pandemia será discutida numa abordagem multifacetada, com objetivo de compreender e responder aos desafios impostos por essa e outras pandemias, em especial, aqueles que envolvem os interesses propugnados pelas sociedades nacionais na formulação de políticas públicas no contexto internacional.
Confira os temas da nova rodada de seminários do Ciclo de Debates para este semestre:
– 31 de março, 14h: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades
– 7 de abril, 14h: Pandemia Covid-19, Alerta para o Futuro
– 28 de abril, 14h: Desigualdades Sociais e em Saúde
– 19 de maio, 14h: Poder e Políticas de Saúde no Mundo
– 23 de junho, 14h: Desafios para a Saúde na Aldeia Global
As sessões são gratuitas e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube do Fiocruz Brasília. Aqueles que acompanharem os debates receberão certificado de participação emitido pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília.
Desafios para a Saúde na Aldeia Global
Quais os desafios para o futuro diante de novas emergências de saúde pública internacional? No próximo seminário do Ciclo de Debates do Nethis/Fiocruz Brasília, que acontece nesta quinta-feira, dia 23 de junho, às 14h, dirigentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) debaterão temas indispensáveis para enfrentamento de novas pestes: mudanças climáticas e produção e acesso a medicamentos e vacinas. A atividade será transmitida ao vivo no nosso canal no YouTube. Aqueles que participarem da atividade receberão certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Faça aqui sua inscrição.
Poder e Políticas de Saúde no Mundo
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, apresentou os desafios e as oportunidades da Covid-19 como meio para a transformação das políticas públicas no mundo, na sessão Poder e Políticas de Saúde no Mundo, parte da 23ª edição do Ciclo de Debates em Bioética e Diplomacia em Saúde. O seminário online ocorreu no dia 19 de maio e contou também com a participação da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão. Durante a palestra, Nísia destacou os impactos da pandemia na saúde global e nas desigualdades sociais, trazendo dados e autores que embasam a necessidade de se enfrentar os desafios em saúde em contextos democráticos. Clique aqui para ler a cobertura completa do evento.
Desigualdades Sociais e em Saúde
Especialistas debateram os agravos sociais e a situação da saúde no mundo diante da fragilidade das políticas de bem-estar em tempos da Covid-19. O debate ocorreu no terceiro seminário do Ciclo de Debates do Nethis, realizado no dia 28 de abril. O evento contou com a participação do coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Carlos Gadelha; e a titular da Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo (USP), ex-ministra Tereza Campello. A mediação da mesa foi realizada pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger. Confira aqui o debate.
Pandemia Covid-19, Alerta para o Futuro
Os conhecimentos desenvolvidos pelos cientistas nos últimos dois anos como contribuição para o enfrentamento das próximas crises sanitárias mundiais, foram debatidos no segundo seminário do Ciclo de Debates do Nethis, realizado no dia 07 de abril, a sessão contou com a presença do pesquisador da Fiocruz Bahia Manoel Barral-Netto, que coordena um amplo estudo sobre a eficácia dos imunizantes contra a Covid-19 na população brasileira, e do pesquisador do Instituto Evandro Chagas (IEC) Pedro Vasconcelos, especialista em arboviroses e suas adaptações a hospedeiros humanos com potencial endêmico e pandêmico. A mediação da mesa foi realizada pelo ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe. Confira como foi o debate em nosso canal no YouTube.
Sessão de Abertura
A sessão inaugural do Ciclo de Debates, ocorreu no dia 31 de março, e contou com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos, José Paranaguá de Santana, e do pesquisador da Fiocruz Eduardo Hage, consultor sênior do Nethis para desigualdades em saúde e relações internacionais. A abertura do 23º Ciclo de Debates foi realizada pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. Confira aqui a sessão de abertura.
Ciclo de Debates
O Ciclo de Debates, promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília, trata de diferentes temáticas a cada semestre a fim de fomentar reflexões relevantes ao campo da saúde pública, sobretudo no que diz respeito às mazelas que a desigualdade de acesso aos avanços científicos e tecnológicos impõe às populações mais vulneráveis do planeta.
Serviço:
23º Ciclo de Debates do Nethis: Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades
Transmissão ao vivo: youtube.com/FIOCRUZBrasíliaoficial
Mais informações: (61) 3329-4661
bioeticaediplomacia.org
*Atividade certificada pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília