Associação Nação de Oxalá / Rádio Comunitária do Coque, Recife/PE
Favela localizada no Recife, com cerca de 12.600 habitantes, o Coque apresenta o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital pernambucana, com 57% dos moradores vivendo com renda mensal entre R$ 130 e R$ 260. Marcada por uma história de lutas por moradia, a comunidade conta com muitos grupos culturais ligados ao maracatu e a outras manifestações culturais, que movimentam a vida cotidiana. A Rádio Comunitária do Coque é um coletivo formado por jovens que participam dessa história e, por meio de ações comunicacionais, buscam ampliar os vínculos entre os moradores, os movimentos culturais, os serviços públicos de saúde, as escolas, as universidades e as instituições de pesquisa.
O projeto teve início com as obras para a construção do espaço da Rádio, a aquisição dos equipamentos e a capacitação técnica da equipe para a produção dos programas e dos conteúdos audiovisuais para as mídias sociais. O trabalho incluiu desenvolvimento de logomarca, identidade visual, site (https://radiodocoque.online/) e aplicativo de radioweb (em período de testes). Foi criado o programa “Caminhos para a saúde”, com diferentes abordagens e entrevistados: líder comunitário, rezadeira, médico, enfermeira, advogada, jovens da comunidade e moradores em geral.
Como resultados, destacam-se a roteirização, produção, gravação e edição de 17 entrevistas e 46 postagens em mídias sociais. Destacam-se, também, as parceiras estabelecidas com o CPDH Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fiocruz Pernambuco.
Junto com a UFPE e a Fiocruz Pernambuco, no âmbito de um projeto coordenado pelo pesquisador Rafael Dhalia, a Rádio participou de uma ação que levou crianças da favela do Coque para receberem a vacina da Covid-19. Leia mais
O coletivo da Rádio segue buscando ampliar e fortalecer parcerias para o incentivo à cultura e a promoção da saúde e da vida e dignidade na comunidade do Coque.