“Podem pesquisadores e gestores trabalharem juntos para uso de evidências?” Esta é a pergunta que o pesquisador da Fiocruz Brasília Jorge Barreto responderá no dia 1º de junho em sua palestra no evento “A institucionalização do uso de evidências em serviços de saúde”, organizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a Coordenação de Evidências e Informações Estratégicas para Gestão do Ministério da Saúde. A palestra online será transmitida pelo canal do programa Telessaúde Brasil Redes Mato Grosso do Sul no YouTube, a partir das 9h em Campo Grande (10h pelo horário de Brasília).
Jorge Barreto é bacharel em direito, mestre e doutor em políticas públicas. Pesquisador em saúde pública da Fiocruz Brasília, estuda sistemas e políticas de saúde, com enfoque na Atenção Primária à Saúde (APS) e em Políticas Informadas por Evidências (PIE).
O evento “A institucionalização do uso de evidências em serviços de saúde” será realizado nos dias 1º e 2 de junho, manhã e tarde. Para discutir os caminhos para essa institucionalização, serão apresentadas diferentes experiências brasileiras e seus resultados, analisando barreiras, facilitadores e o papel da cooperação para o fortalecimento dessas iniciativas. Confira aqui a programação completa
O evento faz parte da Semana gLOCAL 2021, promovida pela Global Evaluation Initiative. A Semana consiste em uma plataforma para o compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking. O tema deste ano é “Construindo um amanhã melhor”, e haverá eventos virtuais em todo o mundo, de 31 de maio a 4 de junho. Pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil são convidados a participar das conferências, mesas redondas e oficinas. Todos os eventos são gratuitos.