Ascom/ Centro Cultural do Ministério da Saúde
Se você procura uma atividade cultural e educativa para aproveitar as férias escolares ou iniciar 2025 com uma experiência enriquecedora, a exposição Zé Gotinha do Brasil, na Fiocruz Brasília, é uma excelente pedida. A instalação, que celebra a história da vacinação no Brasil e a diversidade cultural do País, segue aberta ao público até 14 de abril, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (com intervalo para almoço das 12h30 às 13h30).
Realizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS/CGDI/SAA/SE/MS), a exposição é composta por 20 releituras do famoso personagem, criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa. A mascote ganha vida em obras assinadas por artistas das cinco regiões do País, que valorizaram e importância desse símbolo nacional por meio de cores, traços e modos de expressão únicos.
As obras, realizadas exclusivamente para a exposição, foram produzidas por Bárbara Quintino, Brixx Furtado, Daniel Bueno, Evandro Marenda, Eve Queiróz, Felipe Cavalcante, Guilherme Karsten, Hugo Alberto, Junior Pakapym, Laura Athayde, Luiza de Souza, Marcela Cantuária, Michelle Cunha, ÓGBÁ, Paulo Bruno, Raro de Oliveira, Ruth Albernaz, Samuel Casal, TAI, Will Cavalcante, além de composições do criador do personagem, Darlan Rosa.
A itinerância da mostra faz parte de uma iniciativa do CCMS e do Ministério da Saúde para ampliar o alcance das releituras e compartilhar a importância da vacinação e do Zé Gotinha com um público ainda maior, sendo uma ótima opção de cultura e saúde tanto para crianças quanto para adultos. A exposição, que já esteve no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, terá futuras paradas em outros espaços do País ao longo deste ano.
Serviço
Exposição Zé Gotinha do Brasil
Data: até 14 de abril de 2025
Local: 1º andar da Escola de Governo da Fiocruz-Brasília
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
Horário: 9h às 17h (com intervalo de almoço das 12h30 às 13h30)
Entrada gratuita