Mariella de Oliveira-Costa
Iniciativa da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília faz parte da programação de seminário internacional, que começa hoje, com minicurso
Para incentivar e promover a reflexão sobre o tema Fake News e Saúde, por meio do humor gráfico, a Fiocruz Brasília expõe de hoje (18) até sexta-feira (21) na sua área externa 30 desenhos produzidos por cartunistas de diferentes países. A exposição de desenhos de humor gráfico é parte da programação do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As relações da saúde pública com a imprensa: fake news e saúde, que começa hoje.
Os cartuns foram selecionados a partir de convocatória online divulgada no início do ano, e a partir dela, 71 diferentes obras foram inscritas por desenhistas de 14 países, além do Brasil. Uma comissão formada pelo designer gráfico da Assessoria de Comunicação Carlos Sarina, o cartunista Arisson Tavares e a diretora da Escola Fiocruz de Governo, Luciana Sepúlveda, selecionou os desenhos a serem expostos a partir de critérios como criatividade, originalidade, pertinência ao tema, traçado e impacto visual.
Para Sarina, a experiência de avaliação foi interessante. “Os trabalhos são muito diferentes, de culturas diferentes, e você percebe que há traços de outros países nas imagens. Foi divertido, pois coloquei a família para ver os desenhos junto comigo e opinar também”, afirmou ele. O cartunista Arisson Tavares ressaltou a criatividade dos cartunistas para abordar o assunto. “Acho importante o papel do humor nessa reflexão sobre o peso das notícias falsas em meio à era digital. As ilustrações nos fazem sorrir, mas também pensar de uma maneira especial. E a visão de artistas de outros países e diversas regiões do país enriquecem a exposição, ” disse.
O coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, Wagner Vasconcelos, apontou que a exposição é um dos diferenciais desta ediçaõ do Seminário Internacional. ” Oferecer ao público a possibilidade de reflexão por meio de desenhos de humor gráfico é uma maneira de se ampliar as formas de comunicação em eventos desta natureza, e apresentar um tema que para nós é caro, de uma forma lúdica. Além disso, a exposição permite a participação de gente de fora do DF e do Brasil”, afirmou.
Segue abaixo a lista dos cartunistas que se inscreveram na convocatória, em ordem alfabética conforme o país:
Austrália
Louis PoL
Brasil
Ronaldo Cunha Dias
Keli Vasconcelos
Carlos Amorim
Érico de Oliveira junqueira Ayres
Isaque souza silva
Marcos Venicius Monteira da Costa
China
Qijignyan
Jiliang Wu
Jiameng
Cuba
Roberto Castillo Rodriguez
Estados Unidos
Marco Ramos
Estônia
Ester Lauringson
França
Bernard Bouton
Grécia
Coutarelli Demetrius
Irã
Yalda Hasheminezhad
Iman Nouri Najafi
Salar Eshratkhah
Mahshid Hashemi
Italia
Marco Fusi
Polônia
Tomasz Rogowski
República Tcheca
Jiří Srna
Sérvia
Milorad Rankov
Turquia
Yüksel Cengiz
Ali Sur
Erdogan Basol
Ayten Kóse
Ucrânia
Олена Висоцька
Valery Momot
Alexander Dubovsky
Ao longo da semana, os participantes do evento vão selecionar um dos 30 cartuns para figurar na capa do e-book sobre o evento, a ser produzido ao longo de 2019. Os demais cartuns também vão ilustrar o livro. Clique aqui para ver os cartuns selecionados para a exposição.
A programação do II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde inclui no dia de hoje também um minicurso ministrado pelo coordenador do Centro de Pesquisas sobre a Comunicação e a Saúde (Comsanté), da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), no Canadá, Alexandre Coutant. O objetivo desta formação é auxiliar os participantes a compreenderem como as pessoas dão credibilidade a um determinado conteúdo, bem como atualizar as regras para se construir discursos que facilitem seu reconhecimento. A programação completa do Seminário está disponível neste link.