Feira de Soluções discutirá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Fernando Pinto 3 de dezembro de 2020


As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são benéficas para a saúde mental, emocional e física, e tem sido uma ferramenta de apoio a uma vida saudável em tempos de isolamento social. A Fiocruz avança nessa abordagem de PICS, conforme as Diretrizes do SUS, nos campos da pesquisa, ensino e assistência. As práticas atuam para o equilíbrio e podem contribuir nos atendimentos para ansiedade, insônia, depressão e dores físicas generalizadas.

 

Na Feira de Soluções para a Saúde da Fiocruz, que será realizada de 9 a 11 de dezembro, em formato totalmente virtual, um grupo de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) apresentará o projeto “Espaço PICS Ensp Virtual”, que transformou atividades presenciais em trabalho remoto, com atendimento a trabalhadores, estudantes e usuários dos serviços de saúde da Ensp. De março a novembro, foram oferecidos mais de 6 mil atendimentos remotos. 

 

“As PICS vêm com uma proposta de fortalecer a promoção da saúde, contribuindo para uma visão integral da atenção, do autocuidado, do empoderamento e dos hábitos saudáveis”, afirma Inês Nascimento de Carvalho Reis, coordenadora de PICS do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria na Ensp.

 

Outra iniciativa relacionada às PICS e que também será apresentada na Feira é o projeto “Crianças Sol do Amanhã”, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), que ofertou uma versão de ensino remoto – teórico e prático – sobre a vivência das Práticas Integrativas e Complementares no 1º Workshop PICS com Crianças.

 

Acesse o site da Feira:  https://feira.agora.fiocruz.br/