Fiocruz Brasília adere a campanha ‘Orgulho de Ser Intensivista’

Fiocruz Brasília 7 de novembro de 2024


ORGULHO DE SER INTENSIVISTA

Esse é o lema da campanha promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que busca reconhecer e valorizar o papel dos médicos intensivistas na recuperação de pacientes críticos. A campanha também tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os gestores de saúde sobre a importância desses profissionais, que atuam em um dos campos mais desafiadores da medicina.

 

Ao longo da campanha, a AMIB pretende compartilhar histórias de sucesso, dados e estatísticas que evidenciam a eficiência do cuidado intensivo, bem como discutir os desafios enfrentados pelos intensivistas, como as desigualdades regionais e as diferenças entre o setor público e privado. A iniciativa também visa romper com o estigma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), muitas vezes vistas como locais de desfecho fatal, e valorizar a atuação dos intensivistas na recuperação de pacientes críticos.

 

A peça âncora da campanha é o vídeo “Guardiões da Esperança”, desenvolvido pelo publicitário Samuel Normando. O lançamento do vídeo ocorreu em uma live especial no dia 1º de agosto, com a participação do ator Tony Ramos, que compartilhou sua experiência recente em uma UTI após uma cirurgia de emergência. Em seu depoimento, Tony Ramos destacou a importância do trabalho dos intensivistas, afirmando ser um exemplo “vivo e efetivo” da eficiência desses profissionais.

 

 

Além da live e do vídeo, a AMIB realizou uma coletiva de imprensa no mesmo dia, na qual diretores da associação apresentaram dados sobre o perfil dos pacientes adultos nas UTIs brasileiras. O levantamento, parte do Projeto UTIs Brasileiras, revelou que quase 90% dos brasileiros internados em UTIs conseguem alta e seguem suas vidas, um dado que reforça a importância e a eficiência do cuidado intensivo no país.

 

Entretanto, o estudo também alertou para as desigualdades regionais no acesso e na qualidade do atendimento em UTIs. A pesquisa detalhou o perfil dos pacientes atendidos e as principais causas de internação. Para acessar o estudo completo, clique aqui.

 

Além de enfatizar a importância dos intensivistas, a AMIB faz um apelo pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas para a capacitação e valorização desses profissionais.

 

CAMPANHA 2024

A campanha Orgulho de Ser Intensivista é uma iniciativa da AMIB para reconhecer e valorizar o trabalho árduo e a dedicação dos médicos intensivistas. Após anos de desafios extremos, incluindo a crise de leitos, longas filas de espera e decisões complexas, a campanha destaca a força, a resiliência e a competência desses profissionais que estiveram na linha de frente, especialmente durante a pandemia de covid-19. Em adesão à campanha, o prédio da Fiocruz Brasília será iluminado nas cores azul e vermelho no dia 10 de novembro de 2024, em alusão à campanha da AMIB.

 

*Com informações da Ascom da AMIB