Fiocruz Brasília é contemplada em edital internacional

Fiocruz Brasília 22 de agosto de 2017


Foram apresentados 117 projetos de países das Américas e somente sete selecionados pela OPAS – Organização Panamericana de Saúde, em Washington. Um dos sete aprovados é do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Fiocruz Brasília.  Os outros projetos contemplados são da Bolívia, Chile, Republica Dominicana, Argentina, Peru e Colômbia. O edital é destinado a projetos de pesquisa que melhorem a implementação de programas de saúde nos países das Américas –  programa iPIER, executado pelo Departamento de Gestão do Conhecimento e Investigação Bioética da OPAS/OMS desde 2014. “Investigação sobre a implementação de estratégias de fortalecimento de protagonismo e garantia de direitos nos CAPS” é o projeto de pesquisa que representa o Brasil. Ele é executado por intermédio de parceira da Fiocruz Brasília e a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.  


Barbara Coelho Vaz, do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas,  da Fiocruz Brasília, explica que a pesquisa acontece nos Centros de Atenção Psicossocial do Distrito Federal, onde avalia-se o serviço,  e os problemas são identificados, fazendo as mudanças necessárias. Ela observa que, até o momento, nada que mereça uma mudança substancial foi identificado, apenas pequenos ajustes. Em outubro, será apresentada uma prévia dos dados coletados e os resultado final será conhecido no fim do ano.   Os achados brasileiros e dos outros seis países serão publicados em uma edição da revista  Revista Panamericana de Salud Pública.


Em julho, aconteceu em Lima, capital do Peru, o “2o  Taller Análisis de Datos para la Mejora de la Ejecución de los Programas, incorporando la investigación (iPIER)”, coordenado pela OPAS para revisão dos resultados dos projetos de investigação com as equipes de pesquisa dos sete projetos selecionados. A técnica da Fiocruz Brasília e a Gerente de Integração dos Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do DF, Natanielle Cardona Machado, participaram do encontro.


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em coordenação com a Aliança para Pesquisa em Políticas e Sistemas de Saúde (Alliance for Health Policy and Systems Research/AHPSR) da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram responsáveis pela chamada. De acordo com o edital, a iniciativa tem por objetivo identificar e eliminar barreiras na implementação de programas de saúde e os subsídios serão destinados aos responsáveis pela execução dos programas nas instituições públicas que desejam aprimorar a eficiência de seus programas, incluir pesquisas sobre eles, saber mais sobre a sua implementação e facilitar a tomada de decisões com base em evidências empíricas.