Fiocruz e Ministério da Saúde realizam trabalho de campo na região norte

Fernando Pinto 13 de maio de 2024


Conhecer a cobertura vacinal de crianças menores de cinco anos e os motivos para a não vacinação, por meio de inquérito domiciliar: este é o objetivo de um trabalho de campo que a Fiocruz Brasília e o Ministério da Saúde realizam, nesta semana, entre os dias 13 e 18 de maio, nos municípios de Manaus e Belém. A atividade integra a formação dos profissionais da saúde que atualmente cursam a Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, em parceria com o Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA) do Ministério da Saúde.

 

O EpiSUS Intermediário é um curso de especialização desenvolvido como estratégia de capacitação em serviço para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A turma atual é composta por 50 profissionais da Região Norte do país. O trabalho de campo será conduzido por três equipes simultâneas: uma no Amazonas, no bairro Jorge Teixeira, em Manaus; e duas no Pará, nos bairros Guamá e Terra Firme, em Belém. O objetivo do curso é promover a educação permanente dos profissionais do SUS, com foco nas ações de vigilância em saúde, de modo a contribuir para um sistema de saúde mais bem preparado e qualificado para enfrentar potenciais emergências de saúde pública.

 

A ação conta com uma articulação entre as três esferas de gestão – municipal, estadual e federal -, fortalecendo a atuação integrada e potencializando as contribuições da pesquisa. Desde a definição do tema até a escolha dos locais de estudo, o mapa do trabalho de campo contou com a cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), das Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e Belém, além das equipes de saúde dos territórios selecionados.

 

Para os participantes, esse trabalho proporciona uma oportunidade de aplicar os métodos epidemiológicos para investigar um problema de saúde pública real. Contemplando os requisitos de todas as etapas de pesquisa, desde a elaboração até a análise e interpretação dos dados, a expectativa é que a atividade resulte em um conjunto de recomendações e intervenções com base em evidências científicas.

 

EpiSUS em ação

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS foi é uma estratégia de formação do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA) do Ministério da Saúde. O Programa busca fortalecer a capacidade nacional de resposta às emergências em saúde pública, auxiliando as diversas investigações em vigilância em saúde pelo país. Desde 2020, o Programa conta com a parceria institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília, que realiza as ofertas educacionais.

 

Atualmente, existem três níveis do programa: Fundamental, Intermediário e Avançado. As estratégias diferem quanto à duração, público-alvo, produtos e tipo de dedicação dos profissionais em treinamento. No nível Intermediário, já foram realizadas quatro ofertas, com cerca de 700 especialistas em epidemiologia de campo formados, além dos 50 profissionais em formação na turma atual da região Norte (2023-2024). A próxima turma executada pela Fiocruz Brasília será voltada à região Centro-Oeste, com a publicação da Chamada Pública para seleção de profissionais ainda neste ano de 2024.

 

Para mais informações sobre a Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário e futuras oportunidades de participação, acesse o site: www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/episus-intermediario

 

Serviço:

Datas: 13 a 18 de maio de 2024

Trabalho de campo da Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário

Local em Manaus/Amazonas: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) – Av. Torquato Tapajós, 4010

Local em Belém/Pará: Escola Técnica do SUS – Travessa da Estrella, 2342 

 

Com informações da equipe técnica do Nevs/EpiSUS Intermediário