Fiocruz Brasília e órgãos de governo do Distrito Federal assinam termos de cooperação

Fiocruz Brasília 19 de maio de 2017


A Fiocruz e o Governo do Distrito Federal vão formalizar um Protocolo de Intenções para realizar ações conjuntas em diversas áreas. Hoje, 19 de maio, foram assinados os primeiros, junto à Secretaria de Saúde  (SES/DF) e à Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O secretário de saúde do GDF, Humberto Lucena; o presidente  da Codeplan, Lucio Rennó, e o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, assinaram termos que  vão viabilizar diversos projetos de intervenção ligados aos territórios saudáveis e sustentáveis, o que vai permitir o acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. Está previsto ainda o desenvolvimento e operação de cessão e uso de  bancos de dados para formulação de estudos de políticas públicas e sociais sobre saúde, educação, trabalho e relações de raça e gênero da sociedade, entre outras ações, que serão processados no CIDACS.

Para o presidente da Codeplan, esse acordo marca uma parceria inédita entre o órgão e a Fiocruz, e vai auxiliar a analisar dados de saúde do DF pra produzir conhecimento que melhore a qualidade de vida das pessoas. “Estive no CIDACS e me impressionei com a estrutura e o potencial que a Fiocruz tem para sistematizar informações de diferentes bancos de dados,” afirmou ele, em referência ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, da Fiocruz, em Salvador – BA.

Para o secretário de saúde do DF Humberto Lucena, o acordo é oportuno para se planejar a saúde do DF com base nas evidências científicas, tendo a Fiocruz e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), do Governo do Distrito Federal,  como importantes produtoras de conhecimento. Segundo ele, a tomada de decisão de maneira rápida para o gestor e transparente para a população é um dos grandes desafios hoje na SES.  “De imediato, com o envolvimento da Fiocruz, esperamos avançar na organização de uma sala de situação de saúde do DF”, afirmou.

A Fiocruz Brasília tem buscado desenvolver diversas ações no território do DF e entorno. O diretor Gerson Pena acredita que o acordo auxilia a efetivar um compromisso histórico.  “ Esta formalização da parceria é importante para que possamos implementar o mais rápido possível novas ações e que ambas instituições possam se ajudar. ” O assessor Agenor Alvares reafirmou a importância da atuação do órgão no DF e entorno. “A Fiocruz Brasília cada vez mais se afirma não só como uma representação da sede na capital federal, mas como um espaço de produção científica para ajudar na produção de conhecimento e transferência de tecnologia que melhore a saúde da população. ”

*Fotos por Sérgio Velho Júnior