Lançamento do Colaboratório de Gestão do Conhecimento

Fiocruz Brasília 28 de setembro de 2023


Heloísa Caixeta – com edição da Ascom da Fiocruz Brasília 

 

Na última terça-feira (26/9), a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), em Cerro Largo (RS), recebeu o evento de lançamento do Colaboratório de Gestão do Conhecimento da UFFS (Colab). O Colab é o resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UFFS e a Fiocruz Brasília, e é coordenado por Louise de Lira Roedel Botelho (UFFS) e Wagner Martins (Fiocruz Brasília).

 

O lançamento do Colaboratório ocorreu durante o I Seminário de Governança Territorial na Abordagem de Saúde Única para a Região das Missões/RS, que tem como objetivo a ativação de uma rede de inteligência cooperativa (RIC) para ações de governança territorial.

 

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol; o diretor da UFFS do Campus Cerro Largo, Bruno München Wenzel; o coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, Wagner Martins; o prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper de Almeida; e a coordenadora do Colaboratório de Gestão do Conhecimento da UFFS, Louise de Lira Roedel Botelho.

 

Louise ressaltou a importância do evento para a região. “A parceria firmada entre a UFFS e a Fiocruz poderá trazer para a Região das Missões importantes contribuições para a formulação das políticas públicas nacionais, além de colocar a região no mapa das tratativas históricas. Este é um momento histórico. Que este evento seja profícuo nos debates para a saúde única, e que estejam consolidados com as metas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirmou.


“A nossa parceria visa trazer para esse espaço, que é a fronteira Sul, uma capacidade de monitoramento do fluxo de doenças, da dinâmica das doenças que acontecem aqui no território. No século 21 nós temos a necessidade de uma rede de parceiros para que possamos fazer com que a população tenha assegurada uma saúde de qualidade e bem-estar. E, para isso, precisamos constituir redes, de regiões, de municípios, para que tenhamos saúde numa perspectiva mais ampla. E o Colaboratório pode ser uma plataforma importante de desenvolvimento desse modelo de saúde, que seja preventivo, que atue na fronteira. Essas possibilidades podem ser formadas contando com essas parcerias que vamos ajudar a desenvolver na região”, avaliou Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília.

 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, reforçou a importância do trabalho que será desenvolvido em cooperação. “Essa parceria coloca em linha de continuidade do trabalho, instituições muito importantes: a Fiocruz, a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e o campus Cerro Largo. Nós temos uma grande expectativa. Nós estamos a 60km de distância da fronteira com a Argentina, e a Fiocruz está aqui”, frisou.

 

“Este é o início de uma caminhada que esperamos que dê frutos para a região. O pontapé inicial para este programa é o seminário, mas este é um programa de longo prazo, de governança territorial para trazer soluções para as políticas públicas relacionadas à saúde. Para nós, é uma satisfação trazer e focar em projetos e ações que visam atender a área da saúde. Esta é uma demanda regional muito latente no município e na Região das Missões”, enfatizou Bruno München Wenzel, diretor da UFFS do Campus Cerro Largo.

 

O prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper de Almeida ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul. “Hoje a Fiocruz está aqui para ajudar a desenvolver a Região das Missões. A importância deste projeto, quando se fala em saúde, é para que nós possamos avançar em outras áreas. Nós temos que disseminas as ideias e ações da universidade para que tenhamos um futuro melhor”, disse.

 

Ainda durante o evento, foram realizadas as apresentações do seminário, incluindo o Colaboratório de Gestão do Conhecimento (Colab). Neste momento, foram realizadas apresentações de trabalhos por Louise de Lira Roedel Botelho, Wagner Martins, Sandra Vidal Nogueira e Edward Torres Maia.

 

A equipe responsável pelo seminário e pela implantação do Colaboratório de Gestão do Conhecimento foi agraciada com Moções de Aplauso e Congratulação, oferecidas pela Câmara Municipal de Cerro Largo.

 

Na quarta-feira (27/9), o grupo de trabalho realizou oficina para discutir com a sociedade quais são as ameaças, vulnerabilidades, resiliências no território, além de discutir formas de atuação para monitorar e orientar ações. A intenção é ter capacidade de orientar ações estratégicas para minimizar os impactos de mudanças climáticas, com olhar voltado para a abordagem de Saúde Única. Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas, representando municípios da microrregião de Santo Ângelo e da macrorregião da Missões (RS). Durante o evento, foram debatidos temas relacionados à Agenda 2030 dos ODS para identificar as dificuldades de alcance das metas, além de estratégias para acelerar a implementação de ações que levem a região aos objetivos.

 

A oficina, conduzida por pesquisadores do Colaboratório CTIS, da Fiocruz Brasília, e do novo Colaboratório de Gestão do Conhecimento (Colab), da UFFS Campus Cerro Largo, possibilitou que os participantes fizessem um mapa de risco da região e travassem estratégias para afastar as ameaças, reduzir as vulnerabilidades e promover as potencialidades, para garantir resistência e resiliência frente aos desafios de se tornarem um território saudável e sustentável. Estas ferramentas serão estratégicas para orientar o monitoramento do território a ser realizado pelo Colab e pela rede de instituições e movimentos sociais locais.

Confira como foi o evento