Enfermeiros, sanitaristas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais: esses são os perfis dos dez profissionais de saúde dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília) que estão participando de estágio internacional em Cuba. As atividades ocorrem na Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap), na capital Havana, até o dia 2 de junho. O objetivo do intercâmbio é promover a vivência na realidade dos sistemas e serviços de saúde de países com os quais a Fiocruz mantém acordos de cooperação, fortalecendo a formação no campo da saúde pública.
Os dez residentes integram os programas de Atenção Básica; Gestão de Políticas Públicas para a Saúde; Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo; e Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Eles foram selecionados em chamada interna realizada pela coordenação das residências e docentes da EGF-Brasília. O intercâmbio inclui aulas, visitas supervisionadas às unidades de saúde de Havana, tutoria com docentes da Ensap e outros profissionais envolvidos, acompanhamento de atendimentos e outras atividades no âmbito da Atenção Primária em unidade de saúde locais.
A oferta de intercâmbio é fruto da parceria entre a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz); a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap); e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhen). Além dos estudantes da Fiocruz Brasília, participam do intercâmbio residentes da Fiocruz Pernambuco e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
Também participam da ação: o coordenador do Núcleo de Educação Popular, Cuidado e Participação em Saúde (Angicos) da EGF-Brasília e do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, Osvaldo Bonetti; a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco, Maria da Penha Rodrigues dos Santos; e a coordenadora das Residências da Fiocruz, Adriana Coser Gutierrez.
Com informações da Fiocruz Pernambuco
Fotos: Reprodução/arquivo pessoal dos residentes