A Escola de Governo Fiocruz-Brasília acaba de lançar a primeira seleção para o Curso Livre de Libras. A primeira turma será exclusiva para os profissionais residentes, docentes, discentes e trabalhadores da Fiocruz Brasília, com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para o atendimento e acolhimento da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) que se comunica por Libras.
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual, usada para a comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
A formação dividida em teoria e prática sobre conceitos da língua de sinais e correlatos, vai promover conversação e vivência com pessoas surdas além de elaborar propostas voltadas ao acolhimento de pessoas surdas nos ambientes de atuação desses profissionais.
Primeira oferta
Serão 10 encontros presenciais com duração de 3 horas cada, sendo divididos em teoria e práticas voltadas para a prática de Língua de Sinais nas demandas apresentadas pelos profissionais residentes, docentes, discentes e trabalhadores da Fiocruz Brasília. O curso livre será ofertado em duas turmas: sexta-feira das 18h30 às 21h30 / sábado das 9h às 12h.
Acesse aqui o link de inscrição no campus virtual Fiocruz. Inscrições prorrogadas até 11 de agosto.