A Fiocruz Brasília é uma das instituições de saúde que compõe a programação do 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas (CSHS), que começa nesta terça-feira (31/10) em Recife, capital de Pernambuco. O evento acontece até o dia 3 de novembro (sexta-feira) no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e nas dependências do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco.
Sob o tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, o encontro pretende reunir mais de 2 mil participantes, entre pesquisadores, docentes, estudantes, representantes de movimentos sociais, gestores e trabalhadores do SUS para discutir temáticas importantes para a Saúde Coletiva a partir da interlocução com as Ciências Sociais e Humanas. O 9° CSHS é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a UFPE e a Fiocruz Pernambuco.
A Fiocruz Brasília conta com 24 trabalhos aprovados no Congresso dos diversos programas e projetos da instituição na capital federal. Os estudos abordam as temáticas: vigilância popular em saúde, comunicação em saúde nas mídias sociais, saúde mental, educação popular e saúde, o cuidado em saúde da população em situação de rua, promoção do cuidado na atenção primária à saúde, comunicação popular em saúde na pandemia, educomunicação, acesso de pessoas com deficiência em períodos de emergência sanitária, violência contra mulher, ambulatórios trans no SUS e prevenção do HIV, além de experiências em saúde durante a pandemia de Covid-19 e programas de promoção à saúde e prevenção de doenças em ambientes escolares.
Confira aqui os trabalhos da Fiocruz Brasília que estarão nas apresentações presenciais no Congresso.
A unidade marca presença também na programação científica do evento, que inclui três grandes debates, mais de 30 mesas-redondas, painéis e comunicações coordenadas. O coordenador e pesquisador do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, Jorge Machado, é um dos expositores convidados para a mesa redonda “Saberes inscritos nos modos de vida de comunidades tradicionais e o campo da saúde do trabalhador e ambiente: desafios decolonial e contra colonial dos povos do Campo, Florestas e Águas”, o debate será realizado a partir das 15h do dia 03 de novembro, no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSA) da UFPE. Emergência Climática Global e os impactos na saúde das populações também será debatido em uma mesa redonda que contará com a presença do pesquisador da Fiocruz Brasília Eduardo Hage, dia 02 de novembro, das 10h20 às 11h50, no auditório Frederico Simões Barbosa da Fiocruz Pernambuco. O pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília Felix Rigoli, é um dos convidados da mesa redonda que vai debater a Inteligência artificial e equidade em saúde: rumo a uma abordagem decolonial, a atividade acontece dia 1º de novembro, das 15h às 16h, no auditório do Centro de Biociências (Niate) da UFPE.
Como atividade do pré-congresso, a Fiocruz Brasília participará também de uma oficina com a pesquisadora Dulce Ferraz. A atividade vai abordar a formação, educação em saúde e popularização da ciência por meio do uso de história em quadrinhos (HQ) na saúde coletiva. A oficina será realizada nesta terça-feira (31/10), das 13h10 às 16h30, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.
Abertura do Congresso
A cerimônia de abertura do 9º CSHS acontece a partir das 17h desta terça-feira (31/10), e conta com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade Lima; da secretária de Saúde da Prefeitura de Recife, Luciana Albuquerque; do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; do reitor da UFPE, Alfredo Gomes; do diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Pedro Miguel dos Santos Neto; da presidente da Abrasco, Rosana Onocko; do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, José Gilmar Costa de Souza Júnior e do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Julio Pedroza. A programação conta também com atrações culturais: Maracatu Rural Águia Misteriosa e grupo Em Canto e Poesia que vão apresentar aos participantes um pouco da cultura pernambucana. A cerimônia de abertura acontece na Concha Acústica Paulo Freire do Campus Recife da UFPE e será transmitida pela TV Abrasco.
Confira aqui a programação completa do Congresso.
Acompanhe aqui a cobertura fotográfica do evento.
Serviço:
9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas (CSHS)
Data: 31 de outubro a 3 de novembro
Local: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE
Tema: “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”
Mais informações: cshs.org.br
Com informações da comunicação da Abrasco