Nathállia Gameiro
A próxima semana, de 19 a 23 de outubro, é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Fiocruz Brasília preparou uma série de atividades de divulgação científica para aproximar a ciência e a tecnologia do dia a dia de todos. O evento integra a comemoração aos 44 anos da Fiocruz Brasília, celebrado no dia 25 de outubro.
A 17ª edição do evento tem como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Na Fiocruz, um dos temas será o novo coronavírus e os diferentes lados da pandemia. Este ano todas as atividades serão online.
Quer aprender brincando? Durante toda a semana, crianças, adolescentes e adultos poderão participar ao vivo do Desafio da Saúde – Melhor de Três, com jogos tradicionais adaptados ao ambiente virtual como quiz, adedonha e perguntas e respostas sobre vacina, fake news e saúde. O vencedor de cada rodada receberá um prêmio.
A arte também está presente no evento, com a Oficina Um Dia, um Verso: Poesia como Válvula de Escape na Pandemia, em que os participantes poderão criar poemas livres sobre suas experiências durante a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19. A atividade será conduzida por Paulo Souza, comunicador popular e integrante do Sindicato dos Escritores do DF.
A música também tem seu espaço no evento. Artistas do DF conduzirão a Batalha contra a Covid-19: batalha de rima do conhecimento. O público poderá escolher o MC que fizer as melhores rimas e tiver a melhor performance, junto com um júri científico formado por um educador do Museu da Vida (COC/Fiocruz). Esta atividade será realizada com o parceiro Silvio Rangel, do coletivo Reflexo das Ruas, de Recanto das Emas/DF.
Podcasts, vídeos e entrevistas sobre os desafios da ciência, vacina, pesquisas sobre obesidade, substituição do uso de animais em laboratórios, alimentação e saúde na imprensa completam a programação.
A SNCT tem ainda mais novidades: o lançamento do podcast Mais mulheres e meninas na ciência, que traz trajetórias de pesquisadoras em diferentes áreas do conhecimento e carreiras, os desafios que enfrentaram (e ainda enfrentam) na ciência e as pesquisas desenvolvidas por elas, além de dicas para jovens que querem seguir carreira na ciência. A voz é dela, Deixa eu fazer um parêntese, Ela merece um podcast e Onde está a ciência nisso? são alguns quadros que integram o podcast, com o objetivo de dar visibilidade ao protagonismo da mulher na ciência e na tecnologia, cientistas estas que contribuíram para a história da ciência e a inovação e, por muitos anos, foram invisibilizadas pelo simples fato de serem mulheres. O projeto é financiado pelo edital Divulgação Científica no Campo da Saúde, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz.
As primeiras entrevistadas são a jornalista especializada em ciência e divulgadora científica Luisa Massarani, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); a atriz do Museu da Vida (COC/Fiocruz) Letícia Guimarães; a pesquisadora e coordenadora da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), Cristina Araripe; e a pesquisadora e diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda.
A programação foi pensada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fiocruz Brasília. “Buscamos dar visibilidade a produtos de divulgação científica, em diferentes formatos, já desenvolvidos pela Fiocruz Brasília, como as séries audiovisuais Dê Voz e Papo Móvel, e o podcast Viralizados, e também criar atividades interativas, lúdicas e com ciência e arte, com o intuito de estimular o diálogo com diferentes públicos”, comenta a jornalista da Ascom Fernanda Marques. As ideias de duas das atividades propostas – a Oficina Um Dia, Um Verso e a Batalha contra a Covid-19 – surgiram em rodas de conversa da Fiocruz Brasília com comunicadores populares do DF.
Diferentes unidades da Fiocruz também participam do evento para apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores. São rodas de conversa, painéis temáticos, jogos, minicursos, passeios virtuais, performances artísticas, podcasts, experimentos, oficinas e a apresentação de aplicativos. A programação completa da Fiocruz na SNCT está disponível no site http://snct.fiocruz.br/. Acompanhe no Instagram e Facebook do Museu da Vida e no evento no Facebook.
Veja a programação da Fiocruz Brasília:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 19 a 23 de outubro
Desafio da Saúde – Melhor de Três
Segunda a sexta-feira, das 13h às 13h30
Local: Zoom (o link será divulgado em breve)
Oficina Um Dia, um Verso: Poesia como Válvula de Escape na Pandemia
Terça e quinta-feira, 20 e 22 de outubro, às 15h
Local: Zoom (o link será divulgado em breve)
60 Segundos Saúde – Saúde do Homem
Terça-feira, 20 de outubro
Local: Youtube da Fiocruz
Podcast Viralizados
Terça-feira, 20 de outubro
Local: Youtube da Fiocruz
Lançamento do Podcast Mais mulheres e meninas na ciência
Terça-feira, 20 de outubro
Local:Youtube da Fiocruz
Dê voz ao seu artigo
Quarta-feira, 21 de outubro
Local: Youtube da Fiocruz
Papo móvel
Quarta-feira, 21 de outubro
Local: Youtube da Fiocruz
Batalha contra a Covid-19: batalha de rima do conhecimento
Quinta-feira, 22 de outubro, às 19h
Local: Youtube da Fiocruz