Fiocruz Brasília participa do X EDUCOM

Fernando Pinto 12 de novembro de 2024


A Fiocruz Brasília, por meio do  do Jacarandá – Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF), é uma das instituições apoiadoras do  X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), reunindo pesquisadores, especialistas, profissionais e demais interessados/as para discutir o tema “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”.

 

A pesquisadora do Jacarandá, Aline Cavaca,  fará uma apresentação no dia 21/11, às 17h30, com o tema Educomunicação e Saúde – experiências da Fiocruz,  apresentará  iniciativas do Jacarandá e  da Assessoria de Comunicação nesta área. No dia seguinte (22/11), mediará uma mesa redonda sobre Educomunicação e Saúde, onde serão apresentados  trabalhos de alunos do Mestrado Profissional e de bolsistas de Iniciação Científica.

 

A psicóloga e integrante do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad), Lorena Padilha, também integra a programação do evento. Ela mediará a mesa sobre Saúde e Educomunicação no dia 22/11, das 15h30 às 17h, discutindo temas como prevenção, autocuidado e participação social.

 

O EDUCOM dá visibilidade às ações, projetos e pesquisas relacionadas ao fortalecimento da democracia e ao exercício da cidadania no Brasil por meio da Educomunicação, além de discutir políticas públicas baseadas nessa abordagem.

 

Além da programação presencial, serão realizadas sessões a distância, alinhadas ao tema central do evento, com a participação de dez Grupos de Trabalho (GTs). Esses grupos, organizados de acordo com os eixos temáticos das sete Áreas de Intervenção Social da Educomunicação, irão apresentar resultados de pesquisa e relatos de práticas selecionadas, seguidos de diálogos sobre as interfaces entre os diferentes trabalhos.