Com apresentações culturais e palestras, estudantes de escola do Gama e da Candangolândia tiveram a oportunidade de debater temas como saúde, drogas e discriminação
A Fiocruz Brasília desenvolve, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), uma série de ações para aproximar, de forma dinâmica, a comunidade escolar de temas relacionados à saúde. Nos dias 13 e 14 de maio, bolsistas do Pecs realizaram atividades no Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, na Candangolândia, e no Centro de Ensino Médio 03 do Gama.
A programação do Programa Saúde na Escola em Movimento contou com apresentações de bandas e grupos de percussão, ragga e rap, cine debate, aula de salsa e grafite, oficinas e rodas de conversa que abordaram temas como saúde e juventude, gênero e discriminação, participação juvenil, educação entre pares, direitos sociais, racismo e drogas. De acordo uma das organizadoras do evento, Izabela Caixeta, o PSE em Movimento teve como objetivo mobilizar a comunidade escolar para a promoção da saúde, valorizando a diversidade cultural.
Para a professora de Biologia Vanessa dos Santos, do Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, as atividades foram interessantes e envolveram todos os alunos. “A iniciativa é muito boa, são temas atuais que realmente precisam ser conversados. Principalmente o tema racismo, que está muito em voga na mídia. Precisamos trabalhar isso com eles, porque é a partir da educação que conseguimos mudanças, inclusive de ideias”, afirmou.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola da Candangolândia Aliny Evyllin, 17 anos, conta que gostou da iniciativa. “É bem interessante, não é todo dia que tem um evento assim na escola. É bom sempre estar colocando esses temas em debate”, afirmou. A aluna do 3º ano Juliana Lopes, 18 anos, também aprovou as atividades. Para ela, as oficinas e rodas de conversa foram construtivas. “Não foi uma palestra na qual jogaram o assunto, a gente foi dentro do problema. Foi muito importante para os alunos, quanto mais informação melhor”.
O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é uma política intersetorial desenvolvida pelo MEC que tem como principal objetivo colaborar para a formação de estudantes de ensino básico público. A contribuição da Fiocruz Brasília se dá por meio de ações de promoção, prevenção e atenção, que visam a melhorar os resultados em saúde no ambiente escolar. O Pecs já desenvolveu o projeto juntamente com o PSE em quatro escolas da região de Sobradinho: Centro de Ensino Fundamental 2 e Carlos Motta, localizados em Sobradinho 2; CEF 4, em Sobradinho 2; e CEF Fercal.