Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) realizam o Simpósio Saúde Global e Diplomacia da Saúde, a partir das 17 horas, no auditório interno da Fiocruz Brasíia. A programação conta com o diretor da ABC/MRE, embaixador João Almino, que falará sobre a “Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, mediada pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (AISA/MS), Fábio Rocha Frederico.
Os interessados de fora do Distrito Federal poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook da Fiocruz Brasília. Haverá mesa redonda com a participação da Fiocruz, da Comunidade de Paises de Língua Portuguesa (CPLP) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Nova Lisboa (IHMT).
Na ocasião, haverá o lançamento dos livros: “Diplomacia da saúde e saúde global: Perspectivas latino-americanas”, da Editora Fiocruz, organizado por Paulo Buss, diretor do Cris/Fiocruz, e por Sebastián Tobar, assessor do Centro; e “30 anos de ABC: Visões da cooperação técnica internacional brasileira”, da Editora FUNAG, organizado por João Almino e Sérgio Eduardo Moreira Lima.
O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), José Paranaguá de Santana, mediará a mesa “Diplomacia da Saúde e Saúde Global”, que reunirá exposições de Paulo Buss – “Diplomacia da Saúde: novo campo conceitual e de práticas?” -; do diretor do IHMT, Paulo Ferrinho, – “Plano Estratégico de Cooperação em saúde da CPLP” -; e do diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, – “A integração política na CPLP: situação corrente”. A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, Paulo Buss e Manuel Lapão estarão na mesa de abertura.
Confira a programação: