Fiocruz Brasília terá mais bolsistas Pibic/Pibit  

Mariella de Oliveira-Costa 4 de setembro de 2023


A Fiocruz divulgou o resultado da nova chamada pública de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a  partir de setembro, nove estudantes de graduação de diferentes cursos e instituições do DF vão fazer ciência sob orientação de pesquisadoras da Fiocruz Brasília, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).  

 

O objetivo destas iniciativas é estimular jovens do ensino superior nas atividades de pesquisa, aprendizagem de metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação; bem como contribuir para a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa para fins de desenvolvimento tecnológico e inovação. Cada aluno recebe ao longo de um ano, uma mensalidade no valor de R$ 700,00. 

 

A Fiocruz Brasília apresentou 12 propostas, submetidas por pesquisadoras dos seguintes programas: Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (Jacarandá), Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (Pepts), Programa de Direito Sanitário (Prodisa), Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs), Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Assessoria de Comunicação (Ascom). Destas, a instituição foi contemplada com a renovação de seis cotas (cinco de Pibic e uma de Pibiti), além de três novas bolsas de PIBIC, conforme quadro abaixo:

 

Orientadora 

Bolsista 

Programa

Projeto de pesquisa 

Aline Cavaca (Jacarandá) 

Isabella Oliveira 

PIBIC 

 

Comunicação, pandemia e contextos criativos: uma pesquisa-ação no Distrito Federal.

 

Denise Oliveira / Erica Ell (Palin) 

Regiane Gomes 

PIBIC 

Radar de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: RIDE-DF Subprojeto de pesquisa-ação.  

 

Erica Tatiane (Pepts)* 

Erysson Luz 

PIBIC 

Incidência de hospitalizações e óbitos por influenza no Brasil e regiões. 

 

Flávia Elias (Pepts) 

Débora Rezende 

PIBIC 

Papel da produção familiar agroecológica feminina na promoção da saúde alimentar e nutricional em comunidades rurais: síntese de evidências e diálogos deliberativo. 

 

Kellen Gasque (UNA-SUS) 

Joao Victor Silva 

PIBITI 

Análise do Perfil dos Profissionais de Enfermagem que participam de ofertas educacionais do sistema UNA-SUS para cursos relacionados a Covid-19. 

 

Kellen Gasque (UNA-SUS) 

Lucas Ribeiro 

PIBIC 

Avaliação dos Trabalhadores da Odontologia quanto à educação permanente. 

 

Mariella de Oliveira-Costa (Ascom)* 

 Ana Cecília Vieira 

PIBIC 

O risco de quem comunica o risco: discursos de jornalistas regionais sobre seu trabalho durante a pandemia de Covid-19. 

 

Roberta Campos (Nethis)* 

João Victor Viegas 

PIBIC 

Regulação internacional de fatores de risco associados a doenças crônicas não transmissíveis: a dinâmica de internalização de políticas internacionais multilaterais no âmbito doméstico dos países. 

 

Sandra Mara Alves (Prodisa) 

Lorena Oliveira 

PIBIC 

Atuação político-legislativa em tempo de crise sanitária: estudo comparado da produção normativa dos Poderes Legislativo e Executivo da República frente ao Covid-19. 

 

* bolsa nova 

  

No total, a Fiocruz recebeu 610 solicitações (para a concessão de 483 cotas) de bolsa de PIBIC e 181 solicitações (para a concessão de 92 cotas) de bolsa de PIBITI, com vigência de setembro de 2023 a agosto de 2024.

 

Mais informações quanto aos respectivos programas, editais e resultados estão disponíveis em: https://pibic.fiocruz.br. 

 

Saiba como foi a Reunião Anual de Iniciação Científica em 2023, neste link