– Este acordo é de grande importância ao promover uma cooperação mais estruturada entre a Fiocruz e o Governo do Distrito Federal principalmente no que se refere ao compartilhamento de dados, política de informação e desenvolvimento de políticas descentradas realizadas no âmbito do território. Assim a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade falou sobre o protocolo para cooperação técnico científica assinado hoje com o Governador, Rodrigo Rollemberg, em solenidade realizada no Palácio do Buriti, sede do Governo do DF.
O acordo tem três objetivos: desenvolver institucionalizar operar bancos de dados para estudos de políticas pública sociais sobre saúde, educação, trabalho e relações de raça e gênero na sociedade; desenvolver projetos para fomentar o desenvolvimento saudável e sustentável no DF com treinamento, capacitação e implementação de ações na região integrada de desenvolvimento do DF e entorno ( RIDE); e permitir a transferência de pessoal entre as instituições.
Nísia observou que os objetivos definidos no acordo são coerentes com as políticas traçadas pela Organização Mundial de Saúde e que a disseminação de informação é fundamental e deve ser tratada como bem público. Destacou que o estudo de informações não ligadas diretamente à saúde é importante para a promoção eficaz da cidadania. “O que estamos fazendo hoje certamente servirá de modelo para outras unidades da Federação. A saúde está em todas as políticas, e a visão da informação como bem público é o que inspira essa ação.”
O Governador Rollemberg destacou que o compartilhamento de informações possibilitará que políticas sejam traçadas a partir de dados da realidade cientificamente analisados, possibilitando que a rede de saúde se organize de forma mais eficiente. Observou ser a saúde o grande desafio de todos os governos, em especial num momento de crise econômica quando grande número de pessoas abandonam planos de saúde e retornam ao SUS.
Na solenidade, também foi assinado convênio entre a Secretaria de Saúde do DF e a Fiocruz Brasilia com o objeto de estabelecer, em regime de mútua cooperação o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a qualificação e aperfeiçoamento de métodos para área de regulação, programação, gestão da informação, controle e avaliação do SUS no âmbito do Distrito Federal na perspectiva de promover o desenvolvimento saudável e sustentável no território. O convênio foi assinado pelo diretor da Fiocruz Brasilia, Gerson Penna e pelo secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca.
Fotos por Sérgio Velho Júnior