Por Heloisa Caixêta
A Fiocruz Brasília, em parceira com o Departamento Nacional de Auditores do SUS (Denasus), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), apresenta a pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco. Com o objetivo de elaborar estratégias de acompanhamento e fortalecimento da atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, a proposta visa à aplicação de boas práticas, de modo a contribuir de forma assertiva para o bom funcionamento dos serviços do SUS e, consequentemente, para a melhoraria do sistema de saúde pública no Brasil.
Com o projeto, espera-se identificar o cenário real da auditoria e do ambiente de controle no SUS, e avaliar a maturidade dos serviços de auditoria interna. A ideia é mapear quantitativamente a situação atual das unidades de Auditoria e Controle nos estados, Distrito Federal e municípios, e qualitativamente, conforme o modelo das três linhas do Instituto dos Auditores Internos (IIA).
Com o apoio de entidades como o Denasus, o Conass e o Conasems, será possível aprofundar o conhecimento da atual situação de atuação do SNA no país, além de realizar pesquisa e relatório em todas as unidades da federação.
O questionário, em formato digital, será desenvolvido com base no modelo internacional de avaliação da atividade de auditoria interna IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector). Uma avaliação IA-CM fornece base estruturada para que a atividade de auditoria interna cumpra suas responsabilidades e garanta que esteja bem posicionada para atender às necessidades atuais e futuras de uma organização.
Após a pesquisa, espera-se diagnosticar a maturidade da auditoria e controle nos estados, Distrito Federal e municípios, além de desenvolver um modelo único de apoio técnico e operacional, reformando o que foi estabelecido no Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, que regulamenta o SNA no âmbito do SUS.