Fiocruz encerra com sucesso atividades na SNCT

Fiocruz Brasília 19 de outubro de 2014


As atrações realizadas em Brasília atraíram mais de sete mil pessoas ao estande da instituição e consagraram a Fiocruz como um dos principais expositores do evento

Com uma média de 7 mil visitantes, a Fiocruz encerrou a sua participação na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na tarde deste domingo (19), em Brasília. Autoridades, trabalhadores da Fiocruz, crianças e adolescentes vindos de escolas do Distrito Federal e dos estados de Goiás e Minas Gerais prestigiaram o estande da instituição, que ao longo dos sete dias de evento movimentou o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade com a exposição “Aventura pelo corpo humano”, elaborada pelo Museu da Vida, e com a peça teatral “Conferência sinistra”, de Gustavo Ottoni.

Entre as autoridades que passaram pelo estande, estava o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Barba, que elogiou a instituição. “A Fiocruz capta o espírito da Semana e sempre realiza atividades interativas. Nosso papel aqui é fazer com que as crianças percebam o papel da ciência, e a Fiocruz faz isso muito bem”, comentou.

A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, também visitou o estande e destacou a importância do evento para pensar a relação da ciência com o desenvolvimento social. Para Nísia, foi gratificante trazer a exposição “Aventura pelo Corpo Humano” ao evento. “Fiquei muito feliz em ver o sucesso da exposição e da peça Conferência Sinistra, que mostra a necessidade de uma informação sobre as questões de contágio e o impacto disso na sociedade. Trazer essa história é importante, pois eu creio que possa dar aos visitantes uma perspectiva para olhar questões atuais, como a que está acontecendo agora com o preconceito em relação às populações africanas em função do vírus ebola”, analisou.

Além da divertida peça “Conferência Sinistra”, diversas atividades propostas pela exposição chamavam atenção dos visitantes. Uma das mais disputadas pelas crianças era um nariz gigante, no qual as crianças passavam por dentro de uma das narinas e aprendiam as funcionalidades do órgão. Outra atividade que também deu o que falar entre as crianças foi a oficina “Haja Estômago!”. Nela, os participantes receberam informações sobre o funcionamento do processo digestivo, desde o início com a comida sólida até o final, quando o bolo fecal é formado e expelido.

Já nos dias 16 e 17 de outubro, o Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz) exibiu uma série de cinco vídeos intitulada “Profissão Cientista”, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC), Jane Costa (IOC), José Augusto Nery (IOC), Lorelai Kury (COC), Márcia Chame (ENSP) e Márcio Félix (IOC).

Durante todo o evento, o estande da Fiocruz também foi prestigiado pela imprensa de Brasília e foi destaque na Globo,  no SBT, na NBR,  na TV CÂMARA e no canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A SNCT tem o objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica. Durante a solenidade de abertura do evento, o ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, anunciou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2015: Luz, Ciência e Vida.