A Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) e do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop), está na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), com uma programação diversificada que busca fortalecer o processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira e ampliar os debates sobre o cuidado com autonomia e liberdade. O evento começou hoje (11/12) e segue até quinta-feira (14/12), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
O Nusmad participa com ações do projeto “Territórios da Construção de Si: processos de desinstitucionalização de jovens e adolescentes pela maioridade” e também com a 13ª instalação multimídia “Morar em Liberdade: retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira”.
Realizado desde 2021 em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça da Defesa da Infância e da Juventude, o projeto “Territórios da Construção de Si” é uma pesquisa-ação que desenvolve ações inovadoras para a construção da autonomia, a ampliação das trocas sociais e a garantia de direitos, como saúde, moradia, educação, trabalho e renda, com adolescentes e jovens acolhidos em abrigos da assistência social. Nas últimas semanas, eles participaram de oficinas preparatórias sobre desinstitucionalização, direito à saúde, participação social e agenda de políticas públicas para juventude. A partir dessas reflexões, agora na 5ª CNSM, eles integram uma atividade junto com um grupo de delegados jovens de todas as regiões do Brasil. Além disso, em continuidade às ações na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho deste ano, os adolescentes e jovens do projeto participam de uma intervenção com a equipe da TV Pinel: atuando como pesquisadores sociais, com base em uma metodologia de comunicação comunitária, eles abordam os delegados da Conferência com questões sobre saúde mental e juventude. Confira a programação de ações do projeto “Territórios da Construção de Si”:
● dia 11/12, no CICB
10h: atividade autogestionada “Saúde mental das adolescências e juventudes”, com Unicef e Rede Pode Falar
14h às 18h: intervenção de reportagem audiovisual com equipe da TV Pinel
● dia 12/12, na Fiocruz Brasília
15h: Oficina Saúde Mental na Internet
● dias 13/12 e 14/12, no CICB
13h às 17h: intervenção de reportagem audiovisual com equipe da TV Pinel
Já a instalação “Morar em Liberdade”, apresentada pela primeira vez em 2018, já teve montagens no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Ela reúne fotografias, vídeos, colagens e bordados de um acervo construído entre 2017 e 2021. Em sua versão atual, apresenta a vida cotidiana de ex-pacientes, egressos do sistema psiquiátrico, e de trabalhadores que contribuem para a reconstrução dessas existências pelo convívio social nas cidades Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG) e Paracambi (RJ). Em sua 13ª edição, na 5ª CNSM, a instalação traz ainda como novidade o Cine Intervalo, com cerca de 100 curtas e médias metragens que convidam para um mergulho nas cenas da loucura e das muitas formas de resistências.
A Fiocruz conta com um estande na 5ª CNSM. Nesse espaço, o Nupop também divulga atividades relacionadas a seus projetos, como o Colaboratório Nacional Pop Rua e a Escola Nacional Pop Rua; o PsiCuidados (monitoramento e atendimento psicossocial remoto); a parceria com a revista Traços (estratégia de trabalho e renda para populações vulneráveis); o Plano Interinstitucional Pop Rua (formação de residentes para atuar com populações vulneráveis); e Comunidade de Práticas Pop Rua (espaço de troca de experiências entre equipes, serviços, gestão e políticas públicas).
Mais informações sobre a 5ª CNSM na página do Conselho Nacional de Saúde
Com informações de Fernanda Severo (Nusmad) e Marcelo Pedra (Nupop)