Com o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, será realizada em Brasília, a 5ª edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo do evento é despertar nos estudantes, professores e comunidade escolar a reflexão sobre a importância da preservação da água potável e estimular propostas que solucionem problemas socioambientais locais e globais.
A Fiocruz Brasília participa da etapa preparatória da conferência por meio do projeto Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). Nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março, as jornalistas da Assessoria de Comunicação, Nayane Taniguchi e Nathállia Gameiro, e a nutricionista do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura Bruna Oliveira, ministrarão três oficinas sobre produção de texto, mídias sociais e hortas urbanas.
Estudantes e profissionais da educação das 14 regionais de ensino do Distrito Federal participam da atividade. As oficinas serão realizadas no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE).
A Conferência envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É realizada em três etapas: Conferência nas Unidades Escolares, com apresentação de um projeto de ação da escola relacionado ao tema e eleição de equipe de estudantes entre 11 e 14 anos de idade que levam adiante as ideias acordadas entre todos e representam a escola na etapa seguinte; Conferência Distrital e Conferência Nacional, entre os dias 15 a 19 de junho, em Brasília.
O evento é promovido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias estaduais da Educação.
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula. A Obsma busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país, que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.
Conheça a Obsma: http://www.olimpiada.fiocruz.br/