Fiocruz participa de mostra de experiências em epidemiologia

Fernanda Marques 1 de novembro de 2023


A Fiocruz, por meio da Fiocruz Brasília, participa da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), que será realizada na próxima semana, de 7 a 10 de novembro, no CICB. Além das palestras sobre temas como feminicídio, Covid-19, arboviroses, saúde indígena e mudanças climáticas, a Fiocruz estará presente com um estande onde apresentará sua produção científico-tecnológica e uma diversidade de frentes de atuação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Durante a 17ª ExpoEpi, serão apresentadas e discutidas as mais recentes pesquisas, estratégias de prevenção e controle de doenças, bem como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos. A edição de 2023 estará dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; trabalhos técnico-científicos na área da saúde desenvolvidos por profissionais que atuam no SUS; e ações desenvolvidas por movimentos sociais que contribuíram para a prevenção de doenças de interesse em saúde pública.

 

A abertura do evento ocorrerá na noite de terça-feira (7/11), a partir das 19h, com palestra do diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa, que falará sobre as conquistas e desafios em 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

 

A programação do evento inclui especialistas de diferentes unidades da Fiocruz. No dia 8/11, das 8h30 às 10h30, o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Presidência da Fundação, Rivaldo Venâncio, conduzirá a mesa “Prevenção, preparação e resposta às emergências em saúde pública no cenário mundial”. Já à tarde, das 14h às 16h, o pesquisador Christovam Barcellos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), coordenará a mostra “Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde de Trabalhador”, enquanto a pesquisadora Dayane da Rocha Pimentel, da Fiocruz Pernambuco, fará palestra sobre feminicídios, violência de gênero e invisibilidade em mostra da produção técnico-científica de profissionais do SUS para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.

 

Já no dia 9/11, das 10h45 às 12h45, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, da Fiocruz Minas, coordenará o painel “Vigilância em saúde: avanços nos últimos 20 anos no Brasil e perspectivas nas Américas”; e Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, será palestrante no painel “Covid-19: presente, passado e futuro”. Das 14h às 16h, Rivaldo Venâncio voltará à programação, com palestra sobre a vigilância laboratorial das arboviroses. A ameaça ao povo Yanomami será o tema da palestra de Ana Lucia de Moura Pontes, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp).

 

No quarto e último dia da Mostra (10/11), das 8h30 e 10h30, haverá palestras de Marcelo Ferreira da Costa Gomes, do Programa de Computação Científica (PROCC), e Christovam Barcellos, do Icict. O primeiro falará sobre incorporação de novas tecnologias para o controle vetorial do Aedes; o segundo, sobre mudanças climáticas e saúde.

 

A última edição do evento, em 2019, reuniu 2 mil participantes, mais de mil experiências apresentadas e cerca de 50 trabalhos premiados. A ExpoEpi é realizada desde 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

 

Serviço:

17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi)

Data: 7 a 10 de novembro

Local: CICB (St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 Asa Sul, Brasília – DF)

Mais informações: expoepi.saude.gov.br