Mariella de Oliveira-Costa
Segunda edição do evento será no interior do Rio Grande do Sul e traz o tema “Saúde Única para territórios saudáveis e sustentáveis”
A cidade de Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, famosa pela intensa atividade de suas vinícolas e declarada capital brasileira do vinho, vai abrir espaço para diferentes trocas de experiências e soluções de serviços de saúde, indústrias, movimentos sociais e comunidades. De 22 a 25 de abril, a Semana Uma Só Saúde vai congregar no mesmo espaço o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e a Feira de Soluções para a Saúde.
A Feira vai ser espaço para discussão, propostas e soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (Saúde Única – que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente).
Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, a Feira tem como tema Saúde única para territórios saudáveis e sustentáveis, e será espaço de diálogo regional e formação de redes de cooperação entre os responsáveis pelas inovações tecnológicas, sociais e de serviços de saúde inscritas.
A escolha da cidade de Bento Gonçalves é estratégica para a realização dos dois eventos ao mesmo tempo, o que otimiza os custos referentes à logística de participação dos gestores municipais, um dos públicos da Feira.
O público do evento engloba também profissionais e gestores da saúde, pesquisadores, trabalhadores movimentos sociais organizados e estudantes das áreas de saúde, educação, assistência social e meio ambiente. Os órgãos de fomento à pesquisa, empresários e empreendedores também podem realizar sua inscrição.
Para cadastrar uma solução, os participantes devem inseri-la em alguma das diferentes categorias: atenção, comunicação e educação, controle social e participação popular, diagnóstico, gestão, prevenção, promoção da saúde, vigilância em saúde, tratamento.
A Feira conta com um site para abrigar as diversas experiências inscritas, bem como trazer divulgações e atualizações sobre os preparativos para o evento. Clique aqui para acessar. As inscrições estarão abertas nos próximos dias.
Histórico
As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz).
A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde, promovida pela Fiocruz, foi realizada em Salvador (BA), em 2017. Com tema específico pra o combate à zika e às síndromes congênitas, ao longo de três dias, mais de 1.400 pessoas participaram de 17 rodas de Conversa, 12 simpósios, 16 oficinas, 11 diálogos de experiências e dois seminários. Durante a Feira, as pessoas puderam conhecer as mais de 130 diferentes soluções, que estão acessíveis online, já que uma das propostas da Feira é justamente montar um banco de soluções para a saúde, organizado por área de atuação. Clique aqui para acessar.