A edição 2020 do Fórum Ciência e Sociedade está a todo vapor. Participam alunos, professores e comunidades de Ceilândia, no Distrito Federal, e Maricá, Manguinhos e Paraty, no Rio de Janeiro, além de pesquisadores, educadores e divulgadores da ciência da Fiocruz e de instituições parceiras. Você também pode participar: no dia 9 de dezembro, às 14h, a Etapa de Debate será transmitida ao vivo pelo YouTube da Fiocruz Brasília. Realizado desde 2002, o Fórum Ciência e Sociedade (FCS) é uma tecnologia social de popularização da ciência, voltada às séries finais dos ensinos fundamental e médio, que cria um espaço coletivo de discussão e construção de conhecimentos.
Ancorado na pesquisa-ação “Inovação em educação e comunicação para prevenção à zika e doenças correlatas nos territórios”, conduzida pela Fiocruz Brasília, o FCS 2020 propõe estratégias e ações articuladas com as comunidades para a mobilização social na prevenção das arboviroses (como a tríplice epidemia dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela). “O Fórum foi utilizado na pesquisa-ação de modo a engajar as comunidades escolares na reflexão sobre as condições de vida e determinações sociais da saúde que aumentam o risco de circulação das arboviroses nos quatro territórios participantes”, afirma a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília e coordenadora da iniciativa, Luciana Sepúlveda. O evento dos dias 9 e 10 de dezembro representa a culminância de um trabalho que começou a ser desenvolvido em 2017, envolvendo diversas atividades de estudo, investigação, discussão, eventos, visitas de campo e outras atividades práticas. “O FCS 2020 foi previsto no projeto com o objetivo de compartilhar e debater os resultados da pesquisa-ação na perspectiva de todos os envolvidos”, sintetiza a diretora.
Em 2020, o Fórum é realizado de maneira remota, devido à pandemia. No atual cenário, a atividade se configura também como uma oportunidade para refletir sobre os novos desafios que se impõem na interseção entre as arboviroses e a Covid-19. “Em seu último período de realização, o projeto vivenciou a chegada da Covid-19, o que levantou uma série de questões. Em que medida o modelo educacional e as estratégias desenvolvidas para promover a participação diante das arboviroses respondem ao contexto pós-pandemia? Como a Covid-19 afetou a vigilância das arboviroses? Como as tecnologias de informação e comunicação podem ser, ainda mais, integradas neste esforço?”, reflete Luciana. “O atual cenário nos desafia a repensar o potencial de realização do FCS mediado pelas tecnologias, em tempos e espaços muito diversos da sua versão presencial. Realizar o FCS 2020 é uma experiência que visa à inclusão e ampliação de cobertura do Fórum junto a escolas e territórios, fortalecendo a capacidade institucional na modelagem mais eficiente e sustentável do FCS como tecnologia educacional”, destaca Luciana.
Cada território participante do FCS 2020 já está realizando sua Etapa de Sensibilização. “Esta Etapa consiste em realizar encontros virtuais para uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo da pesquisa e, também, uma análise no contexto da pandemia de Covid-19”, afirma a coordenadora da Assessoria Pedagógica da Escola de Governo, Regina Padrão.
O que gostaríamos de compartilhar sobre nossos territórios? Houve alguma mudança na forma como percebemos nossos territórios no que se refere às questões de saúde? Como percebemos a importância do SUS para a saúde coletiva em tempos de crises ambientais e sanitárias? O que levamos dessa experiência para nossas escolas ou processos de trabalho? Estas são algumas das questões sobre as quais os grupos se debruçam na Etapa de Sensibilização. “A partir dessas reflexões, o grupo de cada território prepara uma apresentação, que será compartilha com todos na Etapa de Debate”, conta Regina.
Na Etapa de Debate, nos dias 9 e 10 de dezembro, as delegações dos territórios se reunirão em plenária virtual com especialistas convidados para socializar suas conclusões, dialogar sobre as aprendizagens da pesquisa e sintetizar as experiências em um produto final, como um texto, vídeo ou desenho. Mas o trabalho não para por aí. A ideia é que os participantes continuem mobilizados na Etapa de Aprofundamento, quando a equipe técnica produz relatórios sobre todo o trabalho desenvolvido e os jovens seguem atuando como multiplicadores de conhecimentos em suas escolas e comunidades.
Para mais informações sobre a metodologia do FCS, confira a cartilha Faça Seu Fórum Ciência e Sociedade.
Programação – Etapa de Debate – FCS 2020
Dia 9 de dezembro (ao vivo – youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial)
14h – Acolhimento, apresentação do FCS 2020 e abertura
14h15 – Exposições: Territórios de Ceilândia e Maricá
14h25 – Debate e comentários
15h10 – Apresentação musical
15h20 – Encerramento
Dia 10 de dezembro (não haverá transmissão ao vivo, mas a gravação da atividade ficará disponível no YouTube)
14h – Acolhimento, apresentação do FCS 2020 e abertura
14h15 – Exposições: Territórios de Manguinhos e Paraty
14h25 – Debate e comentários
15h10 – Apresentação musical
15h20 – Encerramento