Fórum discute ferramentas para qualificação da gestão e assistência à saúde no DF

Fiocruz Brasília 29 de novembro de 2021


Gabriella Lima

 

Gestores da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) participaram do IV Fórum de Gestores dos Serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal – Fórum GSAP. Realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS), o evento foi um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências, e teve como tema “Ferramentas para qualificação da gestão e assistência do Distrito Federal”.

 

O objetivo foi instrumentalizar os gestores, assim como outros profissionais envolvidos no gerenciamento da APS, no exercício de sua função, além de auxiliá-los na elaboração dos seus Planos de Ação de Qualidade (PAQ), apresentando essa ferramenta do Programa Qualis APS, um potente instrumento de gestão.


Na abertura do evento, Fernando Erick, secretário-adjunto de Atenção à Saúde da SES/DF, realizou o lançamento do Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, desenvolvido para dar suporte à organização e à realização dos serviços ofertados na Atenção Primária das regiões de saúde. “A partir da situação epidemiológica que estamos vivendo, é o momento de revisitar nossa rede, qualificar nossas integrações da Rede de Atenção e trabalharmos para uma Atenção Primária muito mais forte, ordenadora da rede e coordenadora do cuidado”, destacou Fernando.

 

O coordenador da Atenção Secundária, Ricardo Aguiar, reforçou a importância de as três assistências da SES/DF harmonizarem a fala quanto à APS ser a ordenadora da rede. “O Fórum GSAP é um momento propício para isso. No início da pandemia, nós vimos o quanto foi difícil. Os desafios do dia a dia, muitos GSAPs e supervisores oferecendo mais do que podiam. E muitas vezes, também, passando por processos de adoecimento. Mas, ao mesmo tempo, isso reflete o engajamento e o comprometimento desses profissionais e a importância da APS na rede da SES/DF. Se não fosse isso, nós teríamos um cenário pandêmico muito pior do que tivemos”, disse ele.

 

As discussões promovidas durante o Fórum foram determinantes para reforçar a importância da reflexão dos gestores no que diz respeito às atribuições e competências estruturantes para sua atuação. “O objetivo desse nosso encontro é trazer uma discussão de um instrumento, que a gente consiga sistematizar as demandas e as necessidades dos gestores da APS. O PAQ, por exemplo, é uma ferramenta que vai permitir que vocês organizem todas essas dificuldades da gestão local”, explicou José Eudes Barroso, coordenador de Atenção Primária.

 

Para finalizar, Thaís Leite, diretora da Estratégia Saúde da Família, trouxe uma síntese sobre a escolha do tema do IV Foram GSAP. “Esta edição complementa os eventos anteriores. E demonstra essa nossa caminhada de fortalecimento e qualificação da Atenção Primária”, disse.

 

Parceria

O Fórum GSAP é uma iniciativa da SES/DF em parceria com a Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS).



Para mais informações, acompanhe as mídias sociais do Qualis APS: FacebookInstagramTwitter.

 

Foto: Sandro Araújo