A manhã de quarta-feira, dia 16, será reservada para uma atividade virtual no Zoom com os docentes da EGF-Brasília. Das 9h às 12h, o professor da UFRGS e membro do CNS, Alcindo Antônio Ferla, que possui graduação em medicina e doutorado em educação, dialoga com os docentes da casa sobre “Experiências e desafios transformadores na construção de um projeto coletivo”. Estará em pauta o processo coletivo e democrático de construção de uma escola inclusiva, em movimento e que considere os diferentes saberes, integrando o ensino, a pesquisa e o território em busca de cidadania, direitos e implementação das políticas públicas.
Já a atividade da tarde será aberta, com transmissão no YouTube da Fiocruz Brasília: em “Diálogos pedagógicos: Nossa História e o Inédito Viável”, egressos e docentes da EGF-Brasília apresentam experiências educativas da Escola. O Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, as Especializações, as Residências, o Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e o Fórum Ciência e Sociedade estão entre as experiências que serão apresentadas on-line, das 14h30 às 17h30. Assista aqui.
Para finalizar o dia, mais um momento síncrono das Comunidades de Aprendizagem, espaços de diálogo onde os interessados em temas comuns poderão compartilhar experiências e reflexões, numa perspectiva cooperativa de construção de conhecimentos. Das 18h30 às 20h30, outras três Comunidades se encontrarão: Arte e cultura na promoção da saúde e da cidadania, que relação é essa que buscamos?; Do limão à limonada: potenciais de saúde e de proteção mobilizados pela escola no contexto da pandemia; e Governança e gestão de políticas públicas para inovação em saúde . O encontro será na plataforma Zoom.
Confira a programação completa da I Mostra EGF-Brasília