A quinta-feira, dia 17, começa com o webinário “Avaliação dos sistemas de vigilância em saúde – Epidemiologia de campo”, que será dividido em duas partes. Primeiramente, serão discutidos o papel do epidemiologista de campo no cenário da pandemia de Covid-19 e os usos da vigilância e do monitoramento em saúde pública. Em seguida, serão apresentados alguns resultados da Especialização em Epidemiologia de Campo (EpiSUS), com relatos de egressos sobre seus trabalhos de conclusão de curso. A atividade será realizada das 9h30 às 12h30, com transmissão no YouTube da Fiocruz Brasília.
A atividade da tarde, das 15h às 17h30, também será virtual, transmitida pelo YouTube da Fiocruz Brasília: em “Educação para mobilização e participação social, para além dos tempos de crise”, estarão em tela experiências de pesquisa e educação na perspectiva da ciência cidadã, motivadas por situações de crise sanitária – as emergências da Zika e da Covid-19. O objetivo é refletir sobre propostas que possam orientar políticas públicas em vigilância em saúde; sobre a educação para a mobilização comunitária, a participação social e o papel da Escola como geradores de mudança ao longo do tempo; e sobre os condicionantes socioambientais e sanitários que aumentam o risco de doenças endêmicas e pandêmicas.
Ainda na tarde de quinta-feira, dia 17, das 14h às 17h, o seminário “Saúde mental no campo em tempos de pandemia da Covid-19” ocorrerá de forma híbrida. Promovida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo, a atividade será presencial apenas para os residentes. Os demais participantes acompanharão pela plataforma Zoom.
Para finalizar o dia, o último momento síncrono das Comunidades de Aprendizagem, espaços de diálogo onde os interessados em temas comuns poderão compartilhar experiências e reflexões, numa perspectiva cooperativa de construção de conhecimentos. Das 18h30 às 20h30, as três Comunidades que estarão reunidas são: Aprendizagens intersetoriais no território educativo: práticas e desafios; Educação em direitos humanos como caminho para prevenção da violência e do uso abusivo de drogas; e Territórios saudáveis e sustentáveis – experiências territorializadas de promoção da saúde. O encontro será na plataforma Zoom.
Confira a programação completa da I Mostra EGF-Brasília