Esta linha de pesquisa está alinhada com as áreas de pesquisa da Fiocruz referentes à Promoção a Saúde, Informação, Comunicação e Ciências da Saúde e abrange projetos sobre alimentação e nutrição, e a construção de metodologia de intervenção sobre situações de saúde que atuam na produção, análise e disseminação de informações sobre as condições de vida e saúde da população brasileira e o SUS.
O objetivo é desenvolver investigações sobre estratégias de informação, comunicação e educação, visando implementar ações para o desenvolvimento de programas de promoção alimentação saudável na Atenção Básica a Saúde. A principal estratégia é o desenvolvimento de novas abordagens da tríade biológica-simbólica-cultural na perspectiva da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional como um Direito Humano Alimentação Adequada e Saudável.
O projeto “Sistemas e hábitos alimentares: contribuições para a construção de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil” visa criar um marco referencial sobre sistemas e hábitos alimentares saudáveis, sustentáveis e justos. Baseado na sistematização da produção científica existente no Brasil e no mundo, este projeto apoia a tomada de decisão nas políticas públicas, contribui para a efetivação da agenda 2030 e promove a constituição de uma rede de pesquisa em sistemas e hábitos alimentares no Brasil.