Inovação e certificação marcam o VI Fórum GSAP

Fiocruz Brasília 15 de dezembro de 2023


Gabriella Lima – com edição da Ascom da Fiocruz Brasília

 

A Coordenação de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (COAPS/SES-DF) realizou entre os dias 12 e 13 de dezembro, o VI Fórum de Gerentes de Serviços da Atenção Primária do Distrito Federal. O evento teve como palco o debate sobre os “Desafios e Possibilidades para o Fortalecimento e Consolidação da APS no DF”, com o objetivo de fomentar diálogos construtivos acerca de inovação e estratégias para aprimorar a Atenção Primária à Saúde (APS) de forma simples e eficaz. Mais de 150 gestores das GSAPS do DF estiveram reunidos para a reflexão sobre as práticas inovadoras e estratégias eficazes na área da saúde, reforçando o compromisso com a constante melhoria do sistema de atendimento primário no Distrito Federal.

 

Uma novidade nesta edição do VI Fórum GSAP foi a cerimônia de certificação das equipes de Saúde da Família (eSF) e das equipes Multiprofissionais (eMulti) que participaram do 2° Ciclo Avaliativo do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis-APS) e receberam o selo de qualidade cinco Ipês, após concluírem o processo de avaliação.  A iniciativa é fruto de parceria entre a Fiocruz Brasília, a SES-DF e a Universidade de Brasília (UnB).

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; juntamente com o diretor de Estratégia de Saúde da Família (DESF), Sandro Rodrigues; a coordenadora-substituta de Atenção Primária à Saúde (COAPS), Paula Zeni; e o coordenador do Qualis-APS da UnB, Wallace Enrico Boaventura, estiveram reunidos na abertura da cerimônia que reconheceu o esforço de profissionais e gestores na qualificação dos processos de trabalho e no serviço ofertado à população.


Nesse ciclo, 615 equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) foram avaliadas, sendo que 83 receberam a classificação máxima. Entre as 52 equipes multiprofissionais (e-Multi) desse ciclo, 12 também tiveram a certificação de cinco ipês.

 

Atualmente o Qualis-APS é o maior programa de qualificação da Atenção Primária do Brasil. E a cada etapa, novos parâmetros de qualidade podem ser definidos, induzindo avanços na direção do que se espera em termos de desenvolvimento da gestão, das equipes e do alcance dos resultados de saúde da população.

 

No 2º ciclo, os profissionais foram avaliados conforme o seu desempenho, considerando a realização da autoavaliação; a elaboração do Plano de Ação para Qualidade (PAQ); o desempenho na Avaliação in loco; a avaliação de desempenho de um ou mais indicadores do Acordo de Gestão Local da SES-DF e pela satisfação dos usuários e os atributos da Atenção Primária à Saúde.

 

“Há toda uma lógica de indicadores que já estão pactuados entre as Regiões de Saúde e a Administração Central da SES. Existe também uma espécie de auditoria externa, realizada em parceria com a UnB, em que se faz uma série de questionamentos e avaliações da performance dessas equipes,” explica o diretor de Estratégia de Saúde da Família, Sandro Rodrigues. Ele pontua que a certificação é importante para valorizar e reconhecer o trabalho dos servidores e profissionais de saúde que lidam diretamente com as demandas da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

Confira as fotos do VI Fórum GSAP e da Cerimônia do 2º ciclo de avaliação do Qualis-APS.