A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz chega a sua 9ª edição. O projeto, que é coordenado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), é voltado a professores e alunos da Educação Básica de todo o Brasil e busca estimular a produção de trabalhos interdisciplinares sobre saúde e meio ambiente em escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e vão até 31 de julho de 2018. Acesse aqui o Regulamento.
Dessa vez, a competição traz uma novidade: o Prêmio Obsma – Ano Oswaldo Cruz. Unindo-se às homenagens pelo centenário de morte do cientista Oswaldo Cruz, a Olimpíada vai premiar um trabalho sobre saúde e meio ambiente que tenha utilizado como fontes de pesquisa artigos, capítulos, livros, teses, dissertações e/ou recursos educacionais (multimídias, jogos educacionais, sites, entre outros) produzidos pela Fiocruz.
Além disso, a 9ª Obsma vai reafirmar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pelas Nações Unidas estimulando que os trabalhos abordem de forma crítica e criativa temas da Agenda 2030. Uma das formas de promover esta iniciativa será por meio das Oficinas Pedagógicas, que a Olimpíada realiza desde 2013. Nelas, uma equipe multidisciplinar dialoga com grupos de professores sobre as relações entre educação, saúde, meio ambiente e ciência em sala de aula. As Oficinas, que acontecem com apoio do CNPq e parcerias locais, são gratuitas e abertas a professores da Educação Básica do estado, município ou região em que ocorrem, e a programação é sempre divulgada no site e nas redes sociais. Saiba mais aqui. A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Inscrição de trabalhos
Professores do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem inscrever na trabalhos desenvolvidos nas escolas entre 2017 e 2018, em uma das três modalidades: produção audiovisual, produção de texto ou projeto de ciências.
Para saber mais sobre a programação, o regulamento, os próximos eventos e outras notícias, acesse o site e fique atento às publicações nas redes sociais.
Acesse o site oficial para conferir o Regulamento completo da 9ª edição, os próximos eventos e outras notícias. A Obsma também está no Facebook, no Twitter e no YouTube.