A Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), por meio do Núcleo de Educação Popular, Cuidado e Participação em Saúde (Angicos), está com inscrições abertas para o curso “Educação Popular para a Participação e o Controle Social no SUS DF – fortalecendo o protagonismo dos territórios”.
Ao todo serão 140 vagas. Podem participar lideranças comunitárias e de movimentos sociais populares, conselheiros de saúde, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no DF, estudantes de graduação e nível técnico da saúde, residentes em saúde e outros atores dos setores de direitos, não havendo critérios de escolaridade. O curso busca apoiar a mobilização e contribuir para o fortalecimento dos processos de participação e controle social, qualificando a resposta sanitária do SUS no DF e os processos decisórios de gestão das políticas públicas de saúde.
Com duração de 144h, cerca de quatro meses, a capacitação será realizada nas sete Regiões de Saúde do Distrito Federal (Central, Centro-Sul, Sudoeste, Norte, Sul, Leste e Oeste), com atividades desenvolvidas nos locais de origem ou atuação dos educandos, contemplando todas as regiões administrativas. A carga horária conta também com encontros, oficinas e aulas na EGF-Brasília, além de atividades online.
Os alunos serão divididos em sete turmas. A expectativa é que o conhecimento adquirido por eles ultrapasse os limites das salas de aula e seja multiplicado nos espaços de participação popular e controle social nos seus territórios, protagonizando o fortalecimento da ação do controle social, contemplando os movimentos sociais.
Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de maio de 2024. O curso tem início previsto para o dia 6 de julho de 2024.
Para se inscrever e saber mais sobre o curso, clique aqui