Instituto Conviva / Rede de Migração Unidos no Brasil

Fernanda Marques 1 de fevereiro de 2023


Boa Vista, RR

 

O “Projeto de comunicação para a promoção de campanhas de saúde, estímulo à vacinação, consequências das crises sanitárias produzidas pela Covid-19 e enfrentamento à desinformação e às fake news na comunidade de João de Barro” começou com uma pesquisa realizada nessa pequena comunidade, onde há pouca oferta de serviços básicos e vivem muitos venezuelanos e, também, colombianos.

 

Aos moradores maiores de 18 anos foi aplicado um questionário, respondido por 164 pessoas, a grande maioria imigrantes. As respostas revelaram as demandas da comunidade em relação ao enfrentamento da Covid-19 e suas consequências, em especial no que se refere à vacinação e ao acesso à informação em saúde.

 

De acordo com os dados coletados, cerca de um terço dos entrevistados não tomou a vacina contra a Covid-19, sendo o medo o principal motivo da não vacinação. Entre os que tomaram a vacina de Covid-19, a maioria (73,6%) recebeu apenas a primeira e a segunda doses, ou seja, não recebeu as doses de reforço.

 

Apesar do medo apontado por parte dos moradores, observou-se entre eles também a demanda pelo esquema vacinal completo e por um posto de saúde na comunidade, hoje inexistente. Essa necessidade será levada à Secretaria Municipal de Saúde pela Rede de Migração Unidos no Brasil, reforçando o papel político do projeto.

 

A partir dos resultados da pesquisa, o projeto está produzindo uma campanha de estímulo à vacinação e combate às fake news nas mídias sociais, bem como uma capacitação para que moradores atuem como facilitadores e multiplicadores das ações de comunicação comunitária em saúde. O material didático dessa formação também já se encontra em desenvolvimento.

 

Mais informações: https://www.instagram.com/red.migracion.br/

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá