Jairo Bouer participa de debate na Fiocruz Brasília

Fiocruz Brasília 25 de novembro de 2014


Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção à Aids e do diagnóstico precoce, o médico psiquiatra especializado em sexualidade humana, estará na instituição no dia 1º de dezembro

As infecções por HIV caem no mundo, mas crescem no Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids. Os novos casos de infecções por HIV no Brasil subiram 11% entre 2005 e 2013. A tendência é contrária aos números globais, que apresentaram queda. No mesmo período, a quantidade de casos no mundo caiu 27,5%, de 2,9 milhões, em 2005, para 2,1 milhões, em 2013. Desde 2001, a queda foi de 38%.

O maior crescimento de casos de Aids no Brasil está entre jovens de 15 a 24 anos, de acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. No Distrito Federal, o número de jovens contaminados pelo vírus HIV aumentou 188% nos últimos 10 anos. Segundo os dados, 37% dos casos registrados no DF são entre jovens de 15 a 29 anos.

Com o objetivo de disseminar a importância da prevenção à Aids e do diagnóstico precoce, a Fiocruz Brasília realizará o debate “Por que a Aids cresce entre os jovens?”, no dia 1º de dezembro, de 9h às 11h30, no auditório da instituição. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui.

Promovido pela Fiocruz Brasília em parceria com a Gerência de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde do DF e da Rede Saúde e Cultura, o evento pretende falar sobre saúde de maneira simples e descontraída. O objetivo é conscientizar e alertar jovens e adolescentes sobre a importância da prevenção e esclarecer as dúvidas dos participantes sobre o vírus e a doença. Além disso, no dia do evento, serão instalados displays de preservativos em todos os banheiros da instituição e distribuídos materiais informativos.

O bate papo conta com a presença do gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GEDST) da Secretaria de Saúde do DF, Sergio D’Ávila, do representante do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde João Geraldo Neto, da psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília Eliane Seidl e do coordenador do Projeto Viva Melhor Sabendo, Evaldo Amorim.

O médico psiquiatra especialista em sexualidade e adolescência, escritor e apresentador, Jairo Bouer estará presente para mediar o debate. Com diversos livros publicados e quadros voltados ao público jovem na Rede Globo, emissoras de rádio, jornais e revistas de todo o país, o profissional trabalha na comunicação há 20 anos. Focando seu trabalho em prevenção, saúde e sexualidade dos jovens, ele é reconhecido pela linguagem simples e direta no contato com a juventude. Hoje é referência quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Dia Mundial
A criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estabelecido no dia 1º dezembro, foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas com HIV/Aids. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

Serviço
Debate: Por que a Aids cresce entre os jovens?
Data: 1º de dezembro
Horário: 9h às 11h30
Local: auditório da Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4)
Evento gratuito